O Jornal Nacional mantém a liderança isolada e coloca em xeque o boicote provocado pelos bolsonaristas nos últimos quatro anos. Segundo dados consolidados do Kantar Ibope Média na Grande São Paulo, entre 13/11 a 19/11/2023, o telejornal apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos, marcou média de 23.5 com share de participação de 30.2%. Inclusive, o mesmo desempenho de março deste ano.
No Rio de Janeiro, a audiência seguiu dentro do esperado e registrou 25.5 pontos com share de participação de 33.5%. Vale destacar que em outubro, a TV aberta ainda é consumida por 61.6% do público. Além disso, a TV Globo conta atualmente com 76 milhões de telespectadores que sintonizam o canal diariamente. Resumindo, houve uma queda de 24% com relação à 2017, eram 100 milhões todos os dias.
Embora tenha perdido espectadores para as plataformas digitais, incluindo aplicativos do próprio grupo de mídia, a emissora carioca se distancia das principais concorrentes como a Record TV, SBT, Band e RedeTV! e segue firme na primeira colocação em todo o país e na preferência dos brasileiros.
Convenhamos que mesmo sendo a emissora com audiências em 2 dígitos, mas praticamente a mentade dos 45 pontos da audiência de novelas das “9”, por exemplo! O JN mesmo, me parece que nos “anos áureos” chegou no pico de 40 pontos!