Desde o ano passado, a TVI enfrenta uma forte crise financeira. Os grande nomes da casa, deixaram a estação de TV portuguesa e decidiram não renovar contrato. Esse momento de aflição e muita tensão, respingou em seu desempenho no mercado.
Segundo informações do site A Televisão, a TVI fechou com uma média inferior aos anos anteriores e não vista desde novembro de 1999. Na cota de mercado, a emissora registrou apenas 16.4%.
Se juntando com a redução na sua média diária de telespectadores, o valor mais baixo em anos foi de 12,3% no dia 18 de maio, dia em que o SL Benfica foi campeão e a TVI teve uma emissão especial todo o dia.
As vitórias da SIC na média dia e no prime time, pareciam ser completamente impossíveis. A estreia da série Golpe de Sorte, surtiu efeito e provou ao contrário e pode roubar o posto da TVI na faixa nobre, horário de boa audiência para sua teledramaturgia.
Os carros-chefe do grupo Media Capital, as novelas A Prisioneira e A Teia, perderam o primeiro lugar absoluto para Golpe de Sorte. A SIC, em maio, consolidou o primeiro lugar na faixa da manhã e da tarde, se posicionando também aos telejornais.
Vale salientar que, em fevereiro de 2019, a TVI perdeu a liderança absoluta e a SIC passa a ser líder mensal pela primeira vez em 12 anos.