TV Globo realizou debate dos candidatos ao governo do estado do Rio de Janeiro

Leonardo Lima
Por Leonardo Lima

A TV Globo realizou nesta terça-feira, dia 27, nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, o debate entre os candidatos Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB), Paulo Ganime (NOVO) e Rodrigo Neves (PDT) ao governo do estado do Rio de Janeiro. A jornalista Ana Paula Araújo mediou o encontro que começou às 22h30, logo após a novela ‘Pantanal’, com transmissão para todo o estado.

O debate foi dividido em quatro blocos e teve 2h de duração. O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por sorteio. Da esquerda para a direita, estavam Marcelo Freixo (PSB), Cláudio Castro (PL), Paulo Ganime (NOVO) e Rodrigo Neves (PDT).

Ana Paula Araújo abriu o debate dando as boas-vindas aos candidatos e explicando as regras ao público: o primeiro e o terceiro blocos com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados por sorteio. Ao final do quarto bloco, cada candidato fez suas considerações finais.

Os candidatos tiveram 30 segundos para perguntas, um minuto e 30 segundos para a réplica e três minutos e 40 segundos para a resposta e a tréplica, podendo dividir o tempo como preferissem. A ordem em que os candidatos fizeram as perguntas foi sorteada previamente em reunião com a presença de representantes de todos os partidos.

No primeiro bloco, de tema livre, Cláudio Castro escolheu Rodrigo Neves para perguntar sobre emprego. Em seguida, Rodrigo Neves perguntou a Marcelo Freixo sobre financiamento de campanhas. Marcelo Freixo questionou Paulo Ganime sobre corrupção. E Ganime direcionou a Cláudio Castro uma pergunta sobre corrupção e indústria da delação.

Para o segundo bloco, Ana Paula Araújo sorteou o tema corrupção para Paulo Ganime, que dirigiu sua pergunta a Cláudio Castro. Desemprego foi o assunto sorteado para Cláudio Castro, que escolheu Rodrigo Neves para responder. O sorteio definiu o tema responsabilidade fiscal para Rodrigo Neves formular sua pergunta a Marcelo Freixo. E Freixo fechou o bloco com uma pergunta sobre meio ambiente para Paulo Ganime.

O terceiro bloco teve início com a pergunta de Rodrigo Neves para Cláudio Castro sobre transporte. Cláudio Castro escolheu educação para questionar Rodrigo Neves. Marcelo Freixo foi o escolhido por Paulo Ganime para responder sobre segurança pública. O bloco fechou com pergunta de Marcelo Freixo para Paulo Ganime sobre educação.

No quarto e último bloco, Ana Paula Araújo voltou a sortear os temas determinados das perguntas. Marcelo Freixo escolheu o Cláudio Castro para responder sobre tráfico e milícias. Em seguida, Paulo Ganime perguntou sobre educação a Freixo. Rodrigo Neves questionou Paulo Ganime sobre emprego para jovens. E Claudio Castro fez a última pergunta para Rodrigo Neves sobre sistema carcerário.

Categorias

Tags

Compartilhe este artigo