Mais um assunto bastante em voga na atualidade foi escolhido para discussão no Aparecida Debate desta quarta-feira, às 21h15. O jornalista Marcelo Zanini recebe no estúdio da TV Aparecida duas convidadas, cujos trabalhos estão relacionados ao tema “Relacionamento Abusivo” e o repórter Felipe Melo foi às ruas para ouvir a opinião da população sobre essa triste realidade, tão crescente no Brasil.
A produção começa a discussão dando um roteiro sobre os estágios das relações abusivas, cuja característica principal é o desejo de querer controlar a outra pessoa. Aí entram o ciúme excessivo, sentimento de posse sobre o outro, violência verbal e física, podendo chegar ao estupro.
As alarmantes estatísticas também serão expostas no programa. Dados do Mapa da Violência de Gênero mostram que em 2017, 73 estupros foram cometidos, todos os dias, no Brasil. E que 90% das vítimas eram mulheres. Já a pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em parceria com o Datafolha, feita no mesmo ano e divulgada em 2019, revela outro dado preocupante: mais de 75% dos casos de agressões contra as mulheres vêm de um conhecido: marido (ou ex), namorado (ou ex), companheiro (ou ex). Mas a busca por ajuda policial ainda é bem reduzida: apenas uma em cada 10 procuram a Delegacia da Mulher para denunciar.
Mas por que é tão difícil sair de um relacionamento abusivo? Por que é tão difícil pedir ajuda? Para debater essas e outras dúvidas, participam do programa, Beatriz Accioly, Mestra e Doutoranda em Antropologia Social pela USP e pesquisadora na área de Violência contra Mulheres da mesma universidade, bem como a escritora Marlene Monteiro, autora do livro “Depois do fim, recomeçar é preciso”, e palestrante para ajudar mulheres vítimas de violência doméstica.
Aparecida Debate, quarta-feira, às 21h15.