![](https://n1entreter.com.br/wp-content/uploads/2020/09/JornalNacional-0109-1024x768.jpg)
No dia 1ª de setembro de 1969 estreava o Jornal Nacional no horário nobre da TV Globo. É caracterizado por ser compacto e de linguagem simplificada. Com o decorrer dos anos, o telejornal ganhou reconhecimento e o Emmy Internacional na categoria Notícia em 2011.
Em meio a crise política do Governo atual, o JN tem denunciado reverberadamente as irregularidades do presidente e alvo de seus eleitores com ataques a sua linha editorial.
Embora exista um grupo de boicote nas redes sociais, o Jornal Nacional completa 51 anos como o telejornal de maior audiência do país e reconhecido como fonte confiável.
Tecnologia à serviço da informação
Em 19 de junho de 2017, após mais de dezessete anos no mezanino da redação da Globo no Rio de Janeiro, o telejornal passou a ser apresentado dentro de uma nova newsroom construída especialmente para o programa e para o portal de notícias G1, além do posto avançado para a GloboNews.
O espaço ocupava uma área de 1370 m² na Central Globo de Jornalismo, localizado na sede da emissora no Rio de Janeiro. Dentre as inovações apresentadas, a redação, que antes era separada do mezanino, ficava em volta do cenário, com um formato circular. As câmeras e gruas passaram a ser controladas remotamente, dispensando o uso dos operadores junto ao cenário.
A parte circular do cenário passou a apresentar um painel translúcido curvado de quinze metros de largura, onde os apresentadores passaram a interagir com os repórteres em entradas ao vivo, além de outro painel retrátil com ilustrações, com altura de 3 metros e largura de 16 metros, posicionado sobre a redação.
O Jornal Nacional também passou a contar com dezoito ilhas de edição, possibilitando a edição e produção de várias matérias ao mesmo tempo.
Audiência
Com o público consolidado, o Jornal Nacional mantém sua audiência altíssima. O telejornal apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos oscila entre 28 e 30 pontos de média.
Segundo a coluna da jornalista Cristina Padiglione, o JN ganhou mais 1,5 milhão do público jovem na pandemia.
Nos dados do Kantar Ibope observada pela Globo, aferida entre 16 de março à 30 de junho, 90% dos jovens brasileiros entre 15 e 29 anos procuraram o jornalismo da Globo, principalmente o Jornal Nacional, para se informarem sobre a pandemia do COVID-19, o coronavírus.
Categorias
- A Fazenda
- A Fazenda 13
- A Fazenda 14
- A Fazenda 15
- A Fazenda 16
- A Grande Conquista
- Aconteceu
- Alma Gêmea
- Animals
- Audiência da TV
- Big Brother Brasil
- Big Brother Brasil 21
- Big Brother Brasil 22
- Big Brother Brasil 23
- Buzz
- Carnaval
- Celebs
- Chega Mais
- Cheias de Charme
- Colunas
- Conexão N1
- Conteúdo adulto
- Economy
- Elas por Elas
- Esporte
- Ex BBBs
- Falando Sério
- Família é Tudo
- Famosos
- Fashion
- Festival de Parintins
- Filmes e Cinema
- Fofocando+
- Futebol
- Fuzuê
- Ilha Record
- Life
- Minha Fortuna é Te Amar
- Mulheres de Areia
- Música
- N1+
- No Rancho Fundo
- Notícias
- Novelas
- Paraíso Tropical
- Plataformas Digitais
- Política
- Power Couple Brasil
- Publicidade e Mercado
- Quando me apaixono
- Rádios
- Reality Show
- Redes Sociais
- Renascer
- SBT
- SEM CATEGORIA (NÃO USAR)
- Séries
- Streaming
- Tech
- Televisão
- Teresa
- Terra e Paixão
- TV por assinatura
- Video
- Visão do Crítico