![](https://i0.wp.com/www.n1entreter.com.br/wp-content/uploads/2019/11/BOLSONARO_.png?fit=740%2C348&ssl=1)
O presidente, Jair Bolsonaro, mudou os planos em relação à distribuição de verbas publicitárias às emissoras de televisão. As beneficiadas nesse quesito foram a RecordTV e o SBT, por serem aliados ao Planalto (Mas que não são líderes). Quem saiu perdendo nessa história, foi a Globo, teve sua participação reduzida.
Segundo o jornal Folha de São Paulo, embora a emissora carioca seja assistida por milhares de brasileiros, sua participação na fatia foi reduzida que as das duas concorrentes, o que não era vista nos anos anteriores.
O TCU adquiriu à Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), planilhas de valores pagos, via agência de publicidades, paras as três emissora, e interligou os dados. O objetivo é subvencionar o processo, que está em aberto, a partir da representação do Ministério Público de Contas para dissecar se os recursos estão sendo distribuíndo recursos com critérios políticos, em favor à RecordTV e o SBT.
Confira:
![](https://n1entreter.com.br/wp-content/uploads/2019/11/VERBA.png)
![](https://n1entreter.com.br/wp-content/uploads/2019/11/VERBA1.png)
![](https://n1entreter.com.br/wp-content/uploads/2019/11/VERBA2.png)
![](https://n1entreter.com.br/wp-content/uploads/2019/11/VERBA3.png)
As agência se baseam nos dados aferidos pelo Kantar Ibope, para a definição do rateamento. Segundo o instituto de medição, entre janeiro e outubro deste ano, a Globo consolidou 33.1% do público da TV, contra 14.5% do SBT e 13.1% da RecordTV. Os dados discorridos é referente às 15 principais regiões metropolitanas.
Nas oito últimas campanhas dos anos anteriores, a Globo sempre teve participação majoritária de share entre 37% e 57%. As concerrentes variam entre 10% e 24%. Durante a campanha e a posse de Jair Bolsonaro, a RecordTV foi a emissora apoiadora e recebe toda atenção da autoridade máxima do país. Já os seus filhos, têm participado de programas das emissoras defensoras do político.
Segundo dados atualizados pelo TCU deste ano até junho, o governo injetou R$ 16.1 milhões às três estações de TV. O recurso bruto, de R$ 15.3 milhões, refere-se a campanha da Reforma da Previdência. O planejamento inicial seria distribuir verbas conforme o share das emissoras.
A Globo teve 18.1% da verba, enquanto a RecordTV ficou com 44,5% e o SBT com 37,4%. Dados apontados pelo Kantar Ibope, o SBT e a RecordTV detinham um quinto de audiência das TV Abertas naquele momento. Em ações de merchandising, a Globo também ficou de fora.
Categorias
- A Fazenda
- A Fazenda 13
- A Fazenda 14
- A Fazenda 15
- A Fazenda 16
- A Grande Conquista
- Aconteceu
- Alma Gêmea
- Animals
- Audiência da TV
- Big Brother Brasil
- Big Brother Brasil 21
- Big Brother Brasil 22
- Big Brother Brasil 23
- Buzz
- Carnaval
- Celebs
- Chega Mais
- Cheias de Charme
- Colunas
- Conexão N1
- Conteúdo adulto
- Economy
- Elas por Elas
- Esporte
- Ex BBBs
- Falando Sério
- Família é Tudo
- Famosos
- Fashion
- Festival de Parintins
- Filmes e Cinema
- Fofocando+
- Futebol
- Fuzuê
- Ilha Record
- Life
- Minha Fortuna é Te Amar
- Mulheres de Areia
- Música
- N1+
- No Rancho Fundo
- Notícias
- Novelas
- Paraíso Tropical
- Plataformas Digitais
- Política
- Power Couple Brasil
- Publicidade e Mercado
- Quando me apaixono
- Rádios
- Reality Show
- Redes Sociais
- Renascer
- SBT
- SEM CATEGORIA (NÃO USAR)
- Séries
- Streaming
- Tech
- Televisão
- Teresa
- Terra e Paixão
- TV por assinatura
- Video
- Visão do Crítico