Globo supera as concorrentes e lidera em verbas publicitárias do governo

Leonardo Lima
Por Leonardo Lima

A TV Globo vice liderou na lista do grupo de TVs por quatro anos devido as intransigência do Jair Bolsonaro (PL) que os veem como um algoz pessoal. Agora, o Governo Lula aumenta o repasse e a emissora carioca superou as concorrência. Entre 2019 e 2022, a Record recebeu em média R$ 272,2 milhões de reais em propaganda do Planalto contra 263,6 milhões de reais da Globo e 232,2 milhões de reais do SBT. Inclusive, o canal comandado pelo bispo Edir Macedo deu bastante espaço para os bolsonaristas.

Na atual gestão liderada pelo ex-metalúrgico, o faturamento da Globo disparou com verbas de comunicação, desbancou a soma de todos os demais 21 grupos de mídia listados, que totalizaram 39,7 milhões de reais entre janeiro e outubro de 2023. Além disso, retomou a liderança no ranking. Os dados foram captados pelo N1 Entretenimento no banco de dados da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República.

CONFIRAM:

Governo Bolsonaro (2019-2022)

Record – R$ 272.288.049
Globo – R$ 263.686.686
SBT – R$ 232.140.109
Band – R$ 84.443.605
RedeTV! – R$ 35.029.266
Turner – R$ 15.647.728
EBC – R$ 8.644.291
Discovery – R$ 5.978.778
Sara Nossa Terra – R$ 4.370.924
Sony- R$ 2.987.155

Governo Lula (Janeiro a Outubro de 2023)

Globo – R$ 66.179.452
Record – R$ 16.481.784
SBT – R$ 13.333.066
Band – R$ 5.685.711
RedeTV! – R$ 1.172.727
EBC – R$ 1.145.464
TV Cultura – R$ 444.070
Sony – R$ 350.094
Disney – R$ 301.526
Fundação Cásper Líbero – R$ 164.997

Governo Lula corta as verbas publicitárias da Jovem Pan News

Jovem Pan News segue o ano de 2024 nebuloso com a crise financeira que assola desde as eleições presidenciáveis, além do corte da verba de publicidade do Governo Lula por disseminação de notícias falsas e narrativas infundadas à respeito do atual Presidente da República. Inclusive, Paulo PimentaMinistro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), se baseia no entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU) e mantém a tomada de decisão em evidência.

Embora essa escassez seja sentida pelos diretores, o político do Partido dos Trabalhadores (PT) esclarece que não existe um veto absoluto contra a emissora, mas sim uma orientação para cautela com veículos que disseminam fake news. Por hora, a emissora decidiu não responder os demais meios de comunicação e preferem ficar em absoluto silêncio sobre o assunto. Recentemente, a alta cúpula demitiu nomes bolsonaristas que emitem opiniões extremistas.

Internamente, a ordem é informar com precisão, imparcialidade e credibilidade, as demandas ofertadas pelo Luiz Inácio Lula de Silva. Outro ponto debatido é a inclinação para pautas destinadas aos militantes da esquerda ganhar mais visibilidades nos telejornais. Mesmo alguns executivos sendo contra a esse tipo de prestação de serviço, há uma necessidade de conquistar este público em específico para aumentar a audiência e renda do canal.

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