Em meio a disputa entre apresentadoras como Xuxa, Angélica, Eliana e Mara Maravilha, a TV Cultura investiu pesado nos programas voltados ao público infantil. Com o sucesso do Rá-Tim-bum, Flávio Souza, criador do projeto e Cao Hamburger, o diretor, desenvolveram o Castelo Rá-Tim-Bum, que estreou na programação no dia 09 de maio de 1994.
A série educativa protagonizada por Cássio Scapin, Luciano Amaral, Cinthya Rachel e Freddy Allan, é considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira. O programa já marcou audiência média de 12 pontos, a maior de qualquer outro programa educativo da TV Cultura, atingindo até picos de 14 pontos em reprises de episódios.
Além disso, Castelo Rá-Tim-Bum teve o orçamento mais caro de um programa da história da TV Cultura, com os primeiros 70 episódios custando 1,2 milhões de dólares – ou 16 bilhões de cruzeiros, como era o dinheiro da época.
Com o sucesso na TV aberta, Castelo Rá-Tim-Bum ganhou novas adaptações como em peças teatrais e no cinema, que rendeu uma receita bruta de 3 milhões de reais. Em premiações, o seriado saiu vencendo três vezes como Melhor Programa Infantil, e uma como Melhor Disco Infantil.
Atualmente, o seriado tem algumas exposições na capital paulista e marcou a infância dos brasileiros.
Confira a abertura: