O Brasil é protagonista de uma estatística extremamente negativa: é o país com o maior número de mortes por armas de fogo no mundo. Esse é o tema do Aparecida Debate desta quarta-feira (19), às 21h15, na TV Aparecida.
O programa, apresentado por Marcelo Zanini, mostra que só em 2016 foram mais de 43 mil mortes a tiros no Brasil. Os dados apresentados são de uma pesquisa internacional, dando conta de que seis países das Américas somam metade das mortes por arma de fogo em todo o mundo.
A pauta jornalística discorre ainda sobre os motivos que levam a esse tipo de crime. Entre eles estão o feminicídio, a violência racial e de gênero. O Aparecida Debate também discute o decreto do presidente Jair Bolsonaro sobre a regulamentação do Estatuto do Desarmamento, que dá ao cidadão brasileiro o direito de ter até quatro armas registradas. A flexibilização da posse de arma de fogo significa prevenção ou risco?
Participa desse debate o Procurador, Irapuã Santana, doutorando e Mestre em Direito processual pela UERJ e membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e do Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais. A produção também convidou o Frei David Santos, teólogo, filósofo e diretor executivo do Projeto Educação e Cidadania de afrodescendentes carentes, a Educafro.