Gshow lança primeira série produzida para podcast, ‘Gilmar Baltazar, Detetive Particular’

Leonardo Lima
Por Leonardo Lima
Gshow lança série em formato de podcast | Foto: Gshow/Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 24, o público pode conferir a primeira série em formato de podcast do Gshow. Com o título ‘Gilmar Baltazar, Detetive Particular’, a produção mistura os universos investigativo e humorístico e é protagonizada por Fernando Caruso, que interpreta o detetive Gilmar Baltazar. Nesta temporada, intitulada ‘Um Crime na Quarentena’, ele precisa dar conta de uma investigação em meio à pandemia.

“E se um crime à moda dos crimes de Agatha Christie e Sherlock Holmes acontecesse em meio a uma pandemia dessa? Como seria? Pensamos em uma série que tivesse elementos suficientes pra gente criar e produzir em áudio e chegamos na temática de detetive porque ela brinca muito com efeitos de suspense, tensão, o clima noir. É um formato representativo dos tempos atuais, mesclando características modernas com outras mais antigas”, conta Vinícius Antunes, um dos idealizadores e roteirista do podcast.

Vinícius também comenta a ideia e a escolha do ator Fernando Caruso para o papel do detetive e a participação dos roteiristas. “A ideia surgiu porque ele é um cara de podcast”, conta Vinícius, que também participou de algumas gravações com os roteiristas da série, André Boucinhas, Fernando Aragão, Haroldo Mourão e Ricardo VR., com áudios na abertura, no comercial fictício e na introdução.

Caruso chama a atenção que é a primeira vez que atua em um podcast nos moldes mais “dramatúrgicos”, e define o personagem como o típico detetive. “Gilmar é pé-rapado, atrapalhado e perdidamente apaixonado pela mocinha Bianca (Dani Calabresa)”, conta ele.

Para Dani Calabresa, está sendo divertido dar voz à Bianca. Ela destaca a parceria com o amigo e dublador Paulo Mathias Jr., que interpreta o personagem Michel, e fala sobre a importância de trabalhar nesse momento. “Mathias me ensinou a gravar em casa com qualidade de som boa. Entro dentro do meu armário de roupas. Juro! (risos). O mais engraçado é ver o desespero do meu cachorro Pingo, que fica arranhando a porta, querendo que eu saia de dentro do armário (risos). Também estou grata por conseguir realizar trabalhos como esse durante o isolamento. É um período difícil e de muita insegurança, mas temos que seguir de alguma forma”, conta a atriz.

As curiosidades de gravação

A equipe chegou a soluções criativas para se adequar ao período de quarentena. Semanalmente, após receber os textos, o elenco se encontra virtualmente para leituras conjuntas em que combinam as reações e propostas de entonação dos personagens e observam a interpretação de cada um. O objetivo é compor as falas de forma mais homogênea, já que as gravações são individuais.

Fernando Caruso ressalta que é divertido ouvir o resultado final, com as vozes dos atores como se estivessem em diversas locações, o que não seria possível em tempos de pandemia. “O gênero do podcast é adequado para o isolamento social. Normalmente, gravamos remotamente, cada um na sua casa, em vários recantos do Brasil e do mundo. Essa é uma das maravilhas dessa mídia. E nesse, ainda nos demos ao luxo de alguns encontros virtuais com vídeo. A expectativa pela estreia é altíssima. Adoro esse universo”. O ator ainda brinca com a característica do personagem para vencer o desafio de gravar remotamente. “Na hora de gravar as próprias falas, tenho que lembrar a interpretação que o coleguinha deu na hora da leitura. Felizmente, como todo bom detetive, eu tenho uma ótima memória (risos)”.

Paulo Mathias Jr. também tem gravado o ‘Zorra’ remotamente e já participou do podcast Humor Globo, mas pela primeira vez atua em um. “Parece um pouco radionovela antiga, em que as pessoas ouviam a novela pelo rádio. Achei bem interessante. Tomara que as pessoas gostem, pois estamos fazendo com muito carinho. O fato de eu ser dublador ajudou para gravar o áudio. Aproveitei para dar dicas para o elenco, pois ninguém tem uma sala acústica dentro de casa. Fico dentro do armário (risos), porque as camisas e as demais roupas dão uma acústica boa. Coloco um edredom em cima para tapar a porta e deixar bem abafado mesmo. É calor, mas o som fica uma beleza”.

Já a atriz Luana Martau, que interpreta a diarista Gorete, comenta a importância de projetos como esse no contexto atual e fala sobre o aprendizado com essa nova forma de atuar: “É muito bonito e gratificante ver que a arte sempre dá um jeito de existir e acontecer e que o humor tem salvado muitas pessoas nessa quarentena. O maior desafio deste projeto é não ter uma noção da dinâmica da cena, do jogo mesmo que acontece naturalmente em cena”.

O ator Marcio Vito, que interpreta o Tio Ferdinand, participou do primeiro podcast do ‘Fora de Hora’ e está ansioso por fazer humor em cima das viradas de uma série de suspense, detetive e investigação. “Eu sou de uma época que a gente gostava muito de brincar de detetive, de jogos assim, de descobrir quem matou. Esse trabalho é incrível. É um respiro. Para a gente rever os amigos, ainda que por ligação à distância”.

Saiba mais sobre a trama

Na trama, o detetive Gilmar Baltazar (Fernando Caruso) é contratado por Michel (Paulo Mathias Jr.) para investigar uma ameaça de morte e consequente assassinato em plena quarentena. Quando chega ao local do ocorrido, Gilmar conhece os moradores e frequentadores da casa e precisa descobrir quem cometeu o assassinato. Se não bastasse isso, ainda tem que tomar os devidos cuidados para não se tornar uma vítima do criminoso e do coronavírus. O assassinato é um mistério, pois ocorre com o detetive presente e ninguém sabe quem matou. Todos são suspeitos.

Gorete (Luana Martau) é diarista da casa e tem um vasto conhecimento de literatura, pois aproveita o tempo para ler os livros da biblioteca. Ferdinand (Marcio Vito) é tio de consideração de Michel, o clássico tio excêntrico dentro da história. Implicante, competitivo e impulsivo, ele ameaça fazer uma investigação em cima da que está sendo realizada. Bianca (Dani Calabresa) e Pedro, o mudo, são irmãos de Michel. Bianca aproveita toda a admiração do detetive por ela para poder manipulá-lo, enquanto o mistério não é desvendado.

O podcast ‘Gilmar Baltazar, Detetive Particular’ tem direção e redação final colaborativa de Vinícius Antunes, André Boucinhas, Fernando Aragão, Haroldo Mourão e Ricardo VR. A temporada tem 10 episódios, com duração de 10 minutos, publicados nos players de podcast e no Gshow, sempre às sextas-feiras.

Categorias

Tags

Compartilhe este artigo