No dia 1ª de setembro de 1969 estreava o Jornal Nacional no horário nobre da TV Globo. É caracterizado por ser compacto e de linguagem simplificada. Com o decorrer dos anos, o telejornal ganhou reconhecimento e o Emmy Internacional na categoria Notícia em 2011.
Em meio a crise política do Governo atual, o JN tem denunciado reverberadamente as irregularidades do presidente e alvo de seus eleitores com ataques a sua linha editorial.
Embora exista um grupo de boicote nas redes sociais, o Jornal Nacional completa 51 anos como o telejornal de maior audiência do país e reconhecido como fonte confiável.
Tecnologia à serviço da informação
Em 19 de junho de 2017, após mais de dezessete anos no mezanino da redação da Globo no Rio de Janeiro, o telejornal passou a ser apresentado dentro de uma nova newsroom construída especialmente para o programa e para o portal de notícias G1, além do posto avançado para a GloboNews.
O espaço ocupava uma área de 1370 m² na Central Globo de Jornalismo, localizado na sede da emissora no Rio de Janeiro. Dentre as inovações apresentadas, a redação, que antes era separada do mezanino, ficava em volta do cenário, com um formato circular. As câmeras e gruas passaram a ser controladas remotamente, dispensando o uso dos operadores junto ao cenário.
A parte circular do cenário passou a apresentar um painel translúcido curvado de quinze metros de largura, onde os apresentadores passaram a interagir com os repórteres em entradas ao vivo, além de outro painel retrátil com ilustrações, com altura de 3 metros e largura de 16 metros, posicionado sobre a redação.
O Jornal Nacional também passou a contar com dezoito ilhas de edição, possibilitando a edição e produção de várias matérias ao mesmo tempo.
Audiência
Com o público consolidado, o Jornal Nacional mantém sua audiência altíssima. O telejornal apresentado por William Bonner e Renata Vasconcellos oscila entre 28 e 30 pontos de média.
Segundo a coluna da jornalista Cristina Padiglione, o JN ganhou mais 1,5 milhão do público jovem na pandemia.
Nos dados do Kantar Ibope observada pela Globo, aferida entre 16 de março à 30 de junho, 90% dos jovens brasileiros entre 15 e 29 anos procuraram o jornalismo da Globo, principalmente o Jornal Nacional, para se informarem sobre a pandemia do COVID-19, o coronavírus.