Planejado como um reforço para recuperar a audiência no horário nobre, o retorno de “Chaves” ao SBT, que estava previsto para a próxima segunda-feira (18/11), foi cancelado. A emissora havia anunciado que o seriado de Roberto Bolaños iria ao ar das 18h30 às 19h45, seguido por ajustes na grade, incluindo a transferência da novela “A Caverna Encantada” para às 19h45 e o jornal “SBT Brasil” para às 20h45. Todas essas alterações foram revertidas nesta terça-feira (12/11), conforme comunicado oficial enviado à imprensa.
Em setembro, o SBT readquiriu os direitos de exibição de “Chaves” e “Chapolin”, mas, até agora, as séries foram transmitidas apenas em dois feriados: Dia das Crianças e Finados. Nesses dias, os episódios ajudaram a elevar a audiência da emissora em quase 100%, atingindo a marca de 5 pontos na Grande São Paulo.
A emissora enfrenta atualmente uma grave crise de audiência, com seus índices nas manhãs e tardes variando entre 2 e 3 pontos. Sob a direção de Daniela Beyruti, o canal passou por uma reformulação, priorizando produções nacionais, como “Chega Mais” e “Tá na Hora”, ao invés de conteúdo enlatado. Porém, a estratégia resultou em uma queda significativa de audiência, cerca de 50%.
Segundo o comunicado do SBT, as mudanças na faixa noturna foram oficialmente canceladas, mantendo a programação regular, que inclui atrações como “Primeiro Impacto”, “Chega Mais” e “Fofocalizando” durante o dia, e o “SBT Brasil” seguido por “A Caverna Encantada” e “Programa do Ratinho” à noite.