O SBT denunciou a TV Globo recentemente e cobrou a reclassificação de A Favorita (2008-09) reprisada pela primeira vez no Vale a Pena de Ver de Novo por conter cenas de violência e uso de drogas ilícitas. O órgão público analisou a alta do reclamante e também aumentou a classificação indicativa de duas tramas exibidas na faixa vespertina Chamas da Vida (Record TV) e A Desalmada (SBT).
No entanto, a trama protagonizada por Juliana Silveira e Leonardo Brício tem retalhado algumas cenas pesadas desde o primeiro capítulo. Já trama latino-americana deixa escapar atos violentos e palavras altamente depreciativo. Agora, A Desalmada é não recomendada para menores de 14 anos, ou seja, terá dificuldades de retornar ao horário, a não ser que façam uma edição primorosa, descartando quaisquer resquício inadequado.
Vale lembrar que Betty em NY, O Que a Vida me Roubou, Meu Pecado, Sortilégio e demasiadas produções mexicanas receberam esse selo na segunda faixa de novelas. Já a trama de João Emanuel Carneiro alterou a classificação indicativa tanto na TV aberta, quanto no streaming, Globoplay. A emissora carioca entrou com uma petição na intenção de manter o folhetim como não recomendado para menores de 12 anos, mas o Ministério Público rejeitou o pedido e manteve a decisão com afinco.