O SBT promoveu uma coletiva de imprensa em suas instalações na tarde desta quinta-feira, 15/05. Durante o evento comandado por Gabriel Cartolano e Gaby Cabrini, a presidente Daniela Abravanel Beyruti confirma a transferência de A Caverna Encantada após o Chaves. A justificativa por essa mudança brusca se deve ao horário de exibição, o que acaba afetando diretamente na rotina diária das crianças que dormem cedo e são obrigados a assistir o conteúdo no dia seguinte pelas plataformas digitais.
Deste modo, a executiva encaminhou uma série de mudanças para que a trama da sua progenitora tenha uma ótima entrega, assim impulsionaria as demais atrações que virão na sequência. Em seu horário habitual, As Filhas da Senhora Garcia trará um novo frescor à faixa, algo que não aconteceu em 2021 com a exibição do remake de A Usurpadora (2019) que viu o crescimento da concorrência pelo retrovisor.
Vale lembrar que A Caverna Encantada deve ser a última trama própria assinada por Íris Abravanel. Há fortes boatos que a emissora paulista deve recorrer aos títulos mexicanos como fez com Carrossel (2012-13), Cúmplices de um Resgate (2015-16) e Carinha de Anjo (2016-18). Por fim, as novas apostas, agora, será em tramas mais adultas e voltados para a família.