O SBT virou alvo de especulações quanto aos direitos das novelas mexicanas, mesmo a TelevisaUnivision renovando a parceria de mais de uma década até 2028. Embora tenha acordado exclusividade na TV aberta, a emissora comandada atualmente por Daniela Beyruti perdeu os clássicos que fizeram parte da programação. Marimar (1994), Maria do Bairro (1995-96), A Usurpadora (1998) dentre outras pertencem à Globo que pode exibir na TV Fechada e no aplicativo de streaming, Globoplay, até dezembro deste ano com direito a renovação do vínculo.
Inclusive, a líder de audiência exibiu uma dessas tramas mencionadas acima no Viva no ano passado e rendeu excelentes índices de audiência, ocupando a primeira posição durante toda a exibição. Além disso, a chegada das novas aquisições aumentou o público na plataforma digital do Grupo Globo, o que acabou prejudicando de uma certa forma o canal paulista. As maiores apostas do joint-venture mexicano estão preferindo a companhia capitaneada pelos irmãos Marinho.
Em contrapartida disso, o SBT escolhem títulos a “contar gotas” e opções mais baratas. Vale lembrar que Rebelde (2004-06) será inclusa no catálogo do +SBT, embora estejam na Globoplay. Procurado pelo N1 Entretenimento, a assessoria de comunicação do canal confirmaram a informação sobre o assunto abordado nesta reportagem e reforçou que as histórias clássicas, agora, pertencem à Globo.