Os fãs de “Chaves” (1973-1980) têm motivos para celebrar na noite desta terça-feira (24). O SBT anunciou oficialmente o retorno do icônico seriado, estrelado por Roberto Gómez Bolaños, ao lado de episódios de “Chapolin”. Embora ainda não tenha sido definida uma data de estreia, a emissora já está em fase de preparação para a volta dessas clássicas produções.
O SBT se movimentou rapidamente nos bastidores para garantir os direitos de transmissão logo após a notícia de que “Chaves” voltaria a ser exibido na rede UniMás, focada no público latino nos Estados Unidos. Com o retorno à televisão, os episódios também estarão disponíveis na plataforma de streaming ViX, que atende quase toda a América Latina. Entretanto, vale lembrar que a plataforma encerrou suas operações no Brasil no primeiro semestre deste ano.
As séries “Chaves” e “Chapolin” foram retiradas do ar em mais de 20 países em agosto de 2020 devido a uma disputa entre a Televisa, que detinha os direitos das produções, e a família de Bolaños, que controla a exploração comercial dos personagens. Na ocasião, o SBT recebeu uma notificação da Televisa sobre a suspensão do contrato por um “problema pendente” com o titular dos direitos.
Em uma transmissão nas redes sociais em 2021, Roberto Gómez Fernández, herdeiro de Bolaños, afirmou que trabalhava para trazer as séries de volta à televisão. Ele pediu paciência aos fãs, ressaltando que o retorno era uma prioridade para ele.
O comunicado do SBT sobre a volta de “Chaves” e “Chapolin” afirma:
“Isso, Isso, Isso! SBT traz de volta Chaves e Chapolin!
O SBT chegou a um acordo com a Televisa, na tarde desta terça-feira, 24 de setembro, para adquirir os direitos de exibição no Brasil das tão amadas séries Chaves e Chapolin, por completo, na TV aberta.
Além disso, de acordo com a negociação, alguns episódios de Chaves e Chapolin também serão exibidos no +SBT. Em breve, informaremos mais detalhes do retorno tão pedido pelos espectadores nos últimos anos.”