Não é só a TV Globo que terminou a concessão de transmissão do canal na última quarta-feira, 05/10. De acordo com Ricardo Feltrin do site UOL, às emissoras Record TV, SBT e Band também terminaram a concessão na mesma data do canal da família Marinho. Segundo Feltrin, o canal carioca já teria entregue todos os documentos necessários ao Ministério das Comunicações e feito o pedido de renovação.
É importante lembrar que é permitido às emissoras, tanto de de rádio ou TV, entregar os documentos solicitar a renovação por até um ano após o vencimento da concessão. Após enviar a documentação necessária, o Ministério das Comunicações envia um parecer e o enviará ao presidente em exercício no próximo ano.
O presidente poderá dar sua “opinião” antes de enviá-lo para deputados e senadores decidirem no Congresso Nacional, que decidirá se concede ou não às emissoras de continuar transmitindo. Vale lembrar que o atual presidente e candidato a reeleição Jair Messias Bolsonaro (PL) ameaçou dificultar a concessão da Globo. A RedeTV! teve sua renovação de concessão em 2015/2016.
Colaborou: Leandro de Assis