Nesta sexta-feira (22/11), na Semana da Consciência Negra, o Opinião fala sobre a importância da representatividade de pessoas pretas na sociedade, trazendo como exemplo a dramaturgia e a literatura infantil, e discutindo como essa visibilidade contribui diretamente na autoestima dos negros. Apresentado por Rita Lisauskas, o programa vai ao ar na TV Cultura, às 20h30.
Historicamente, filmes, novelas, peças de teatro e a publicidade foram predominantemente ocupados por brancos, e quando pessoas negras eram retratadas, sempre foi em um lugar de marginalidade ou de inferioridade. Já nas escolas, a invisibilidade contribuía para enfraquecer a autoestima de crianças negras. Nos últimos anos, com a alteração da LEI n°10.639, que prevê o ensino da cultura afro-brasileira, esse antigo cenário começa a mudar com o crescimento de produções do gênero.
Para debater o impacto transformador dessa representatividade e refletir sobre os avanços e os desafios que ainda existem para uma inclusão efetiva da negritude nos espaços de direito, o Opinião convida o ator Filipe Celestino; a escritora e educadora Waldete Tristão; e, de forma remota, a produtora musical Stela Nesrine, criadora de Calunguinha, podcast de histórias infantis que apresenta importantes figuras negras às crianças.