Com suas tramas, as novelas, séries e minisséries são capazes de nos transportar para outras realidades. A construção de diferentes mundos na teledramaturgia a partir das histórias de ficção é o tema do VII Encontro Obitel Brasil, que reúne pesquisadores, estudantes e profissionais da área nos dias 5 e 6 de novembro, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
As autoras de ‘Órfãos da Terra‘, Thelma Guedes e Duca Rachid, e a diretora de Responsabilidade Social da Globo, Beatriz Azeredo, participam de conversa no dia 5, às 14h, sobre o desafio de desconstruir o imaginário coletivo em torno dos refugiados a partir da novela. A conversa tem mediação da jornalista Bianca Ramoneda.
Ainda dentro da temática do encontro deste ano, ‘A Força do Querer‘, ‘Totalmente Demais‘, ‘Onde Nascem os Fortes‘, ‘Malhação: Viva a Diferença‘ e ‘Sob Pressão‘ são objetos de análise em painéis que reúnem pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Promovido pelo Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva em parceria com a Globo, o Obitel também conta com o lançamento do Volume 6 da Coleção de Teledramaturgia e a nova edição do Anuário Obitel, o 13° volume de uma série iniciada em 2007, que consolida a importância da ficção televisiva como um campo dos estudos sobre comunicação.
O evento é aberto ao público mediante inscrição prévia gratuita no www.globouniversidade.com.br
Serviço:
VII Encontro Obitel Brasil
Dia 5, das 9h às 18h; dia 6, das 9h às 13h
Local: Auditório Paulo Emílio – Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP)
Endereço: Prédio central da ECA (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária).