A TV Globo alterou o cronograma de suas tramas nos últimos cinco anos após trocas na direção da dramaturgia. Sob o comando de José Luiz Villamarim, algumas obras foram engavetadas e tomou várias decisões equivocadas. Para reparar o estrago, os executivos estudam retomar com a fila na dramaturgia. Segundo informações do colunista Flávio Ricco, R7, há uma projeção de trabalharem com mais tranquilidade nas faixas das 18h, 19h e 21h, porém, fugindo um pouco dos moldes impostos por Silvio de Abreu.
Além disso, o horário de maior audiência da TV aberta possui um cenário mais pacífico com confirmação de Mania de Você, novela substituta do remake de Renascer que estreia no dia 22 deste mês. Já na primeira faixa, No Rancho Fundo assume o lugar de Elas por Elas e Família é Tudo terá a dura missão de recuperar o público que rejeita Fuzuê. Embora tenha fracassado com Cara e Coragem (2022-23), Cláudia Souto é cotada para vir na sequência da história criada e escrita por Daniel Ortiz.
Vale lembrar que O Grande Golpe foi engavetada, assim com País de Alice que teve sua sinopse aprovada e teve a pré-produção paralisada por intermédio de Amauri Soares, diretor geral da emissora carioca. No ponto de vista dos gestores, a trama criada e escrita por Lícia Manzo com direção de Natália Grimberg foi considerada elitista e sem apelo popular.