Capítulo 16, segunda-feira, 28 de setembro
Miguel se desaponta ao saber que Edu está também em Tóquio. Íris pede desculpas à mãe, que prefere ter uma longa conversa depois. Capitu ganha mil dólares de gorjeta e guarda numa gaveta junto com outras notas. Ema reclama da filha para Paschoal. Ciça implica com tudo, menos com Edu. Todos saem juntos em Tóquio. Camila acha que Edu deve dar um corte em Ciça e Helena brinca que ela pode ser a jovem que vai ficar entre eles, como profetizou a cartomante. Viriato sofre com a impotência. Sílvia procura Pedro no haras e marca um jantar de reconciliação. Cíntia se irrita com o administrador que descarrega o seu mau-humor nela. Ingrid se assusta ao perceber que a filha odeia Helena, mesmo sem conhecer. Fred se comove com o telefonema de Íris avisando que Aléssio está morrendo e quer ver a filha.
Helena fica impressionada ao sentir estranhos arrepios, uma premonição de morte. Aléssio quer pedir perdão à filha para morrer em paz. Ingrid estranha Íris dançando na frente do espelho. Clara pensa numa possível herança, e convence Fred a não avisar Helena e ir ele mesmo à fazenda de Aléssio. Capitu e Zilda saem juntas com as crianças. Paulo entrega as fotos para Capitu. Pedro salva uma criança, que é quase atropelada por Cíntia que galopava no haras. Os dois tem uma penosa discussão. A veterinária procura Alma e pede demissão, mas a patroa insiste que ela reconsidere. O jantar de reconciliação de Silvia foi um fracasso. Fred chega na fazenda.
Capítulo 17, terça-feira, 29 de setembro
Enquanto Íris cavalga, Ingrid recebe Fred. Pedro não atende telefonema de Alma. Aléssio e Fred se emocionam no encontro. Aléssio insiste que Helena venha visitá-lo para que ele possa pedir perdão. Clara dá ordens para Zilda. Romeu visita Cíntia e leva flores. Íris ignora Fred. Alma insiste que Pedro aceite Cíntia, já que ela vai continuar cuidando dos animais. Alex flagra Romeu carregando Cíntia no colo e se irrita.
Clara fica furiosa ao saber que Fred só vai ganhar um cavalo. Helena, Camila, Edu, Miguel, Ciça e Toshio viajam no trem-bala para Kioto. Viriato começa a tomar coragem para fazer o tratamento. Helena fica sabendo do estado do pai e, insegura e carente, busca carinho nos braços de Edu. Camila, atraída pela cena de amor, fica olhando. Helena quer antecipar a volta ao Brasil. Ciça e Camila brigam. Alma chora com saudades de Edu. Fred e Capitu se encontram no elevador e relembram os velhos tempos. Para Simone, Capitu conta que ele foi o primeiro homem de sua vida. Pedro promete a Íris ir logo à fazenda para pegar os cavalos. Clara reclama de tudo. Edu, informalmente, pede Helena em casamento. Ciça garante que, se fosse pra ela o pedido, aceitaria imediatamente.
Cíntia vai à noite ao haras ver os seus animais. Pedro fica até mais tarde ouvindo moda de viola. Viriato tem uma crise de ciúmes porque Yvette vai sair. Pedro e Cíntia se encaram, quase se agridem num misto de ódio e desejo. Cíntia desafia Pedro, que mantém um chicote na mão. Yvete e Márcia vão a uma paranormal no subúrbio. Aproximando-se lentamente de Pedro, Cíntia insiste que ele sentiu por ela atração à primeira vista. A paranormal queima uma cueca de Viriato e afirma ter desmanchado o trabalho feito contra o casal. Um grande beijo acontece entre Cíntia e Pedro. Paulo e Capitu encontram-se no café da livraria. Pedro fica ansioso para saber notícias da veterinária, que manda avisar que não vai aparecer nos próximos dias. Ema aconselha Capitu a manter a amizade com Paulo. Edu, Helena e Camila arrumam as malas. Ciça garante ao pai que vai acabar com Edu, já que conta com a torcida de Alma. Fred avisa Íris que Helena está chegando.
Capítulo 18, quarta-feira, 30 de setembro
O avião pousa no Rio de Janeiro. Íris avisa à mãe que não pretende ser simpática com Helena. Os viajantes são recebidos com carinho no aeroporto. Camila redescobre o seu quarto, o seu mundo. Paulo mostra as fotos de Capitu para o pai. Capitu procura Paulo na Lagoa e não o encontra. Alma e Edu se abraçam com muito amor. Alex irrita Pedro de propósito, falando da amizade entre Cíntia e Alma. Romeu convida a veterinária para sair e ela aceita. Alma fica furiosa quando Edu conta os seus planos de se instalar na clínica de Helena. Edu e Camila conversam pelo telefone. Danilo faz charme para Rita. Paschoal e Miguel falam sobre os filhos. Sílvia fica com lágrimas nos olhos ao saber que Pedro vai viajar para a fazenda. Íris cavalga o seu cavalo Vilão; Helena se aproxima de táxi da casa da fazenda. Helena olha a casa e se lembra de seu passado com Pedro.
Capítulo 19, quinta-feira, 01 de outubro
Camila e Capitu trocam confidências. Íris garante à mãe que Helena vai adorá-la. Aléssio chora ao reencontrar-se com a filha e pede perdão. Helena avisa que ninguém sabe que Camila é filha de Pedro, nem mesmo ele. Ingrid se surpreende ao saber que Helena foi apaixonada por Pedro. Helena conversa com Íris e estranha ao ver que ela tem uma foto de Pedro na parede. Conta que ele é seu namorado, para surpresa da irmã caçula. Edu não quer nem conversar sobre o consultório que Alma pretende montar para ele. Helena reage ao saber que Camila e Edu se falaram ao telefone. Helena e Íris cavalgam juntas. Aléssio pede para ir ao jardim, dá a mão para Ingrid e morre.
–Pedro chega para o enterro de Aléssio e fixa o seu olhar em Helena. Helena consola Íris. Pedro lembra-se de uma frase da prima: só se ama uma vez na vida. Sílvia se preocupa com a relação do marido com Íris e com Cíntia. Romeu ajuda a veterinária na loja. Edu e Camila vão almoçar juntos. Alma planeja um churrasco. Helena demonstra irritação ao saber que o namorado e a filha estão juntos. Cleyde e Glória chegam no café e fofocam ao ver Edu com uma jovem. Íris adora quando a irmã convida-a a morar no Rio. Alma vibra ao saber das novidades. Helena e Pedro, cada um em seu quarto, ficam insones. Edu chega com Camila na festa de Alma, que vibra.
Capítulo 20, sexta-feira, 02 de outubro
Alma recebe Camila muito bem. Pedro tenta quebrar o clima formal com Helena. Estela fica sabendo que Camila é filha de Helena, mas Edu pede que ela não conte para Alma. Helena aguarda ansiosa que a filha ligue para ela, especialmente depois de saber que ela saiu com Edu. Alma fala mal de Helena, chama-a de “a namorada velha de Edu”, e Camila sai da festa chorando. Miguel leva-a para casa. Edu enfrenta a tia e demonstra todo o seu ódio. Helena lembra-se das previsões da cigana na passagem do ano. Camila conta tudo para Zilda, mas pede que Helena nada fique sabendo. Íris está decidida a ir para o Rio de Janeiro. Pedro olha com desejo para Helena, que não lhe dá chance. Edu observa Camila dormindo.
Edu se desculpa por tudo o que aconteceu. Camila pede que Helena não saiba de sua ida à casa de Alma. Os dois se abraçam fraternalmente. Ciça faz fofoca sobre Camila e Miguel repreende-a energicamente. Alma especula: quem sabe Edu está transferindo o amor pela mãe para a filha? Ingrid sente-se desconfortável quando Helena insiste que Íris deve ir para o Rio. Camila copia um poema para Edu.
Os capítulos enviados pela emissora estão sujeitos a mudanças em função da edição das novelas.