Bem requisitado pela sua excelente atuação nas novelas e filmes, Juan Paiva recebeu convite de Rosane Svartman para integrar o elenco da próxima novela das sete horas produzida pela TV Globo. De acordo com informações do colunista Flávio Ricco, Portal Léo Dias, o ator pode protagonizar Dona de Mim ao lado de Clara Moneke e Felipe Simas, caso dê tudo certo nas negociações entre ele e a emissora carioca. Inclusive, a novelista deve repetir a parceria após 10 anos, quando o mesmo interpretou o sonhador Wesley em Totalmente Demais (2015-16).
Antes disso, Juan Paiva ganhou visibilidade nacional por viver o sofrido Ravi, um dos protagonistas de Um Lugar ao Sol (2021-22) e se destacou na pele do rejeitado João Pedro no reboot de Renascer (2024). Na Globoplay, o injustiçado Balthazar era um dos protagonistas da segunda temporada de Justiça. No cinema, deu a vida ao músico Buchecha na cinebiografia Nosso Sonho (2023), formando dupla com Lucas Penteado com quem trabalhou em Malhação: Viva a Diferença (2017-18). Vale lembrar que a líder de audiência têm mantido poucos atores no casting fixo.
Em meio à nova política organizacional, os artistas são chamados para assinar contratos por obra e oferecem um cachê humilde pela participação. Por fim, as atuais produções estão escalando atores pretos para assumirem personagens principais, e Juan Paiva, preenche esse importante requisito exigido pelos diretores.