Há exatos 25 anos atrás, a Globo estreava no horário nobre, a novela de Glória Perez com direção de Dennis Carvalho, Explode Coração. A trama abordava a cultura cigana, algo ainda não vista na dramaturgia, e também, as novas tecnologias como namoro virtual da cigana Dara (Tereza Seiblitz) e Júlio Cezar (Edson Celulari) – Ambos passaram a se conhecer pessoalmente com o desenrolar da história.
Em meio ao grande sucesso, o público não perdoa até hoje, a atuação constrangedora de Ricardo Macchi, o cigano Igor. O ator foi duramente criticado na época e segue sendo alvo de piadas na internet. Curiosamente, a apresentadora Ana Furtado aparece dançando na abertura da telenovela. À época, Ana, que era modelo, não demonstrava nenhum interesse em seguir carreira na televisão.
Para não ficar presa apenas à cultura cigana, em 1996, a trama começou a abordar sobre as crianças desaparecidas. As mães apareciam na telenovela e mostravam a foto do seu filho desaparecido. Por meio dessa abordagem, o número de ligações ao Centro Brasileiro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente cresceu, fazendo com que as crianças desaparecidas pudessem ser encontradas.
Ao final da telenovela, verificou-se que cerca de 70 crianças desaparecidas foram encontradas, graças à campanha feita na telenovela. O quadro da telenovela que mostrava as mães mostrando seus filhos desaparecidos causou pânico nas crianças. Devido ao desaparecimento dos semelhantes, as crianças temiam que com elas pudessem acontecer o mesmo.
Audiência
Com meta de 45 pontos na faixa das oito, Explode Coração fechou com média geral de 47.37 pontos.
Exibições
Foi apresentada em um breve resumo no quadro Novelão do Vídeo Show de 15 de outubro a 26 de outubro de 2012.
Foi reapresentada na íntegra pelo Canal Viva de 29 de janeiro a 27 de julho de 2018, substituindo O Fim do Mundo e sendo substituída por A Indomada, às 23h30 e 13h30
Em 22 de junho de 2020, a Rede Globo disponibilizou a novela na íntegra em sua plataforma de streaming Globoplay.