Ao final de ‘Além da Ilusão’, Matias terá que encenar sua morte para não ir pro manicômio, e depois disso as coisas não vão ser fáceis.
Segundo o site ‘Notícias da TV’, no início o plano era diferente, até o ex-juiz ouvir uma discussão entre Heloísa e Leônidas; cuidador vai admitir que não vai voltar à faculdade:
“O doutor vai precisar de um amigo pra visitá-lo. Você nunca foi num manicômio judiciário. É mil vezes pior que um sanatório”
“A presença do Matias nas nossas vidas é um estorvo pra todo mundo! Quem é que esse homem faz feliz aqui? Ninguém! Era melhor se não existisse!”, reclamará a costureira.
Vendo a situação, Matias decide escrever uma carta de ‘despedida’, e logo em seguida aparece o aposentado se jogando em um lago.
“Dentro do peito carrego um silêncio que destrói. Como obrigar a cabeça a esquecer uma dor que o coração lembra a todo instante? Minha sorte é que eu falo com Deus, e ele fala comigo. E nesse momento, ele está me dizendo: confie em mim, porque sou maior que o teu sofrimento. Nada que faça vai fazê-los te perdoar. Mas venha a mim, que eu te perdoo. Em verdade, em verdade eu lhe digo: o manicômio não é para você, Matias. Teu lugar é ao lado da Elisa.”
Por fim, Matias aparecerá andando pela rua com um carrinho, chegando a vasculhar o lixo e comendo o que encontra, enquanto conversa como se estivesse vendo uma pessoa na sua frente:
“Quem é você? Não me olha. Eu nunca perco”