Cirilo se reúne com os amigos na casa de Jaime e conta o que aconteceu. Eles ficam bravos e decidem dar um castigo no mauricinho. Helena conversa com Cristina e diz que está com pé atrás com Suzana. Cristina diz que ela deve lutar para ficar com os alunos do terceiro ano.
Os meninos encurralam Jorge na casa abandonada e dizem que ele passou dos limites. Jorge tenta se justificar, mas sem sucesso. Para ser um castigo ‘justo’, os meninos decidem que Cirilo enfrentará Jorge. Os dois brigam e Jorge leva a pior. O mauricinho sai da casa abandonada todo despenteado. Rafael encontra as crianças e pergunta o que está acontecendo. Jorge diz que Cirilo bateu nele.
Os meninos explicam o que aconteceu. Rafael repreende as crianças pelo ato de violência. Jorge chega em casa e inventa para seus pais que foi agredido por todos os meninos e que o mandante foi o Cirilo. Alberto e Rosana ficam inconformados. Suzana visita Helena para conversar sobre o ‘Acampa Dentro’ e saber como andam as coisas. Helena conta que será coordenadora de um projeto de Morales. Suzana lhe dá os parabéns.
Olívia liga para Helena e diz que ela não voltará a dar aula para o terceiro ano. A professora fica triste e é consolada pela mãe. De repente elas escutam uma serenata e vão até a janela conferir. São as crianças do terceira ano cantando uma canção e emocionando Helena. A professora fica feliz e diz que amou a surpresa.
Mais tarde, a família Cavalieri vai jantar na casa de Maria Joaquina. Eles contam para Clara e Miguel o que aconteceu com o menino. Miguel diz que deve ter ocorrido algum mal entendido. No dia seguinte, Miguel e Alberto vão até a casa de Jaime falar com Rafael sobre o ocorrido. As crianças estão ensaiando a banda Carrossel na oficina.
Adriano cochila e sonha que a banda está se apresentando no programa do Patati e Patatá. Miguel, Alberto e Rafael vão conversar com os meninos que revelam o que realmente aconteceu. Alberto continua não acreditando em tudo e decide ir até a casa de Cirilo para conversar com os pais dele. Renê se apresenta em um bar, onde toca saxofone. O músico é observado atentamente por Suzana, que está apaixonada pelo galã. Olívia faz as primeiras entrevistas para contratar um professor substituto para as aulas de música.
Olívia faz audição com os candidatos ao cargo de professor de música da Escola Mundial, mas acaba ficando assustada com as figuras inusitadas que surgem. Graça se disfarça e também vai fazer o teste para a vaga. A diretora não reconhece Graça e deixa que ela faça sua apresentação.
Ela canta e toca piano. Olívia diz que ela foi a melhorzinha do dia. Graça fica feliz e se revela para a diretora, que leva um susto. Após falar com o pai de Cirilo, Alberto fica desconfiado da história que Jorge contou sobre ter apanhado de todos os meninos.
O mauricinho sustenta a mentira e Alberto tenta pressionar o filho para saber toda a verdade. José e Paula falam com Cirilo sobre o ocorrido. José está muito bravo, não acredita no filho e o coloca de castigo. As meninas conversam com Maria Joaquina e tentam fazer com que ela diga a verdade para que Cirilo não seja castigado injustamente, mas a patricinha se nega.
Os meninos vão até a casa de Cirilo para contar para José o que aconteceu, mas o pai do garoto não acredita em nada. Eles decidem ir até a casa de Helena para pedir ajuda. Helena vai até a casa de Maria Joaquina e consegue fazer com que a patricinha abra o coração e conte toda a verdade.
A professora diz que ficou decepcionada e pede para que a menina conte toda a verdade. As duas vão até a casa de Jorge. Suzana visita Olívia e percebe que a diretora está totalmente fora de si. Olívia chora e diz que não encontra ninguém qualificado para substituir Matilde.
Olívia diz que conhece um ótimo músico para o cargo, trata-se do professor Renê. Olívia agradece a ajuda da professora. Maria Joaquina diz para Alberto que foi Jorge quem fez Cirilo tropeçar e que depois ofendeu o menino, o empurrou e expulsou de sua casa. Alberto fica decepcionado com a verdade.
Jorge diz para Maria Joaquina que ela fez mal de contar a verdade e que ficará sem amigos. A patricinha se sente melhor, mas fica triste ao pensar no que Jorge lhe disse. Clara e Miguel parabenizam a ação da filha.
José e Paula conversam sobre o castigo aplicado ao Cirilo, que está muito triste. Alberto vai até a casa de Cirilo e conta para os pais do menino que ficou sabendo de toda a verdade. Alberto pede desculpa por tudo o que disse. José fica se sentindo mal por desconfiar da palavra do filho.
Cirilo escuta tudo, sai do quarto e corre para dar um abraço no pai. Na manhã seguinte, todos os pais são informados através de uma carta da Escola Mundial, que Helena será substituída por Suzana no segundo semestre das aulas. Renê vai até a escola para fazer entrevista com Olívia. A diretora fica encantada com a beleza do rapaz e por ser indicação de Suzana, logo dá o emprego para o músico.
Na saída da escola, Renê encontra Firmino e conta a novidade. Os dois conversam, afinal, Renê foi um aluno da Escola Mundial e, segundo Firmino, era muito sapeca. Jaime conta para o pessoal da banda Carrossel que viu uma promoção do programa Domingo Legal (SBT) e que a banda vencedora ganharia, entre outras coisas, equipamentos novos.
Eles ficam empolgados e decidem participar do concurso do programa. Mais tarde, Suzana convida Renê para ir com ela no baile de máscaras que acontecerá na casa de Maria Joaquina. Todos começam a preparar suas roupas para a festa.