Lurdes (Regina Casé) é uma mulher simples que nasceu em Malaquitas, cidade fictícia no Rio Grande do Norte. Ela é batalhadora e ama a família incondicionalmente. Lurdes deu à luz a quatro filhos: Magno (Juliano Cazarré), Ryan (Thiago Martins), Domênico (Eros Lazari quando criança) e Érica (Nanda Costa). E é também mãe de Camila (Jéssica Ellen), que o destino colocou em sua vida.
Há 26 anos, enquanto Lurdes estava na maternidade em trabalho de parto de Érica, Jandir (Daniel Ribeiro), seu marido e pai das crianças, vendeu Domênico quando ele tinha apenas dois anos de idade para uma traficante de crianças do Rio de Janeiro. Quando Lurdes descobriu o que aconteceu, saiu em busca do filho com as três crianças. No caminho, encontrou um bebê recém-nascido abandonado na estrada e o levou consigo. Foi assim que Camila entrou para a família.
No Rio de Janeiro, Lurdes criou um lar harmônico apesar de todos os obstáculos pelos quais a família passou. Ela ganha a vida como babá e é muito admirada pelos filhos, que moram com ela. Mesmo depois de tantos anos sem notícias, Lurdes não desiste de encontrar Domênico. Apesar de todas as dificuldades que já enfrentou e ainda enfrenta, ela nunca deixa de acreditar na vida.
Regina Casé responde:
Como você definiria a Lurdes?
Se eu tiver que definir a Lurdes em uma palavra eu diria coragem. Ela é uma mulher inteligente e que tem uma afetividade constante com os filhos. E, apesar da vida ter sido tão dura com ela, tem um ótimo senso de humor. Ela não é indefesa, nem sofrida. É uma personagem linda!
O que você pode falar da busca dela pelo filho perdido?
Cada problema que surge, ela não pensa um segundo. Ela cai para dentro para resolver. Quando ela descobriu que o Domênico foi vendido, ela pegou os outros filhos e veio embora para o Rio de Janeiro. E a única informação que ela sabia era que a mulher se chamava Kátia. Ela não descansa um segundo dessa busca.
Como é a relação dela com os filhos?
O Magno é o mais velho e sabe tudo que aconteceu antes de partirem para o Rio, o que aproxima os dois. Eles são muito amigos. O Ryan é o artista da casa, é sensível, carinhoso e protetor. A Érica é a filha que mais entra em conflito com a mãe, mas as duas se amam muito também. Já Camila tem uma ligação muito grande com ela. Quando Lurdes a encontra, aquele amor se dá instantaneamente.
Como é estar voltando às novelas depois de 18 anos?
Eu sou uma atriz. Durante muito tempo eu fui uma atriz que apresentava um programa. Mas eu sentia falta de atuar. E a cada vez que eu fazia um filme ou uma peça, a resposta era maravilhosa. O José Luiz Villamarim e a Manuela Dias me convidaram de uma maneira tão linda que foi impossível recusar.
‘Amor de Mãe’ tem previsão de estreia em novembro. A novela criada e escrita por Manuela Dias conta com a colaboração de Mariana Mesquita, Roberto Vitorino e Walter Daguerre e supervisão de Ricardo Linhares. A direção artística é de José Luiz Villamarim com direção de Walter Carvalho, Isabella Teixeira, Fellipe Barbosa, Philippe Barcinski e Noa Bressane.