Alma Gêmea (2005-06) foi uma das melhores escolhas para substituir Paraíso Tropical (2007) no Vale a Pena Ver de Novo neste ano de 2024. No atual contexto da TV Globo, a novela escrita por Walcyr Carrasco com direção geral de Jorge Fernando elevou a audiência do bloco de reprises e repercutiu nas redes sociais durante toda a sua exibição. Nos grupos de Facebook, os fãs defendiam calorosamente Cristina (Flávia Alessandra) e detonavam Adelaide (Walderez de Barros) por ceder as joias da família para Luna (Liliana Castro) devido uma tradição familiar: Na qual a primeira neta casada, tendo filho, poderia ser a herdeira legítima, o que acabou escanteando a vilã.
Além do núcleo principal, o povo da pensão, o casal Olívia (Drica Moraes) e Vitório (Malvino Salvador), voltaram a cair no gosto do povo ao ponto de levantarem palcos para debates. No quesito audiência, a trama de época elevou 5.72, quase seis pontos da sua antecessora. Inclusive, a elevação é uma das maiores desde a terceira reprise de O Rei do Gado (5.59) (1996-97) que esteve no cartaz entre 2022-23, mas ficou atrás Laços de Família (2000-01) (6.5) e Êta Mundo Bom (2016) (8.6), conforme foi publicado pelo blog Gabriel Farac com os dados do Kantar Ibope Média.
Em seu último capítulo, Alma Gêmea movimentou as mídias sociais e gerou bastante recortes das cenas marcantes. Os momentos chamativos da despedida da obra foram o diabo levando Cristina para o quinto dos infernos, a morte de Rafael (Eduardo Moscovis) e Serena (Priscila Fantin), o lançamento do livro de Terê (David Lucas/Ângelo Paes Leme) e as crianças em São Paulo (2006) retratando a reencarnação dos protagonistas.