Numa eleição histórica desde a redemocratização que cravou a vitória de Lula (PT) com 50.82% das intenções de votos, alguns grupos de bolsonaristas se revoltaram com os eleitores do Presidente eleito e atacaram a TV Globo em suas redes sociais. Um vídeo onde os colaboradores do jornalismo da emissora carioca comemoram a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas urnas, circula na internet na tarde desta segunda-feira, 31/10.
A deputada federal de São Paulo, Carla Zambelli (PL) tratou a euforia dos jornalistas com ares de deboche: Essa é a imprensa “isenta e “imparcial”. O ex-contratado da vênus platinada e atual apresentador do SBT, Dony De Nuccio replicou a fala dela. Outros perfis do eleitores do ex-Presidente da República demonstraram repulsa e indignação.
Vale lembrar que Bolsonaro têm a base aliada no Congresso Nacional à seu favor e vem atrapalhando a renovação da concessão da TV Globo que venceu no início desse mês. Devido ao ocorrido, a emissora se pronunciou por meio de um comunicado:
A empresa evidentemente não tem nem pretende ter qualquer controle sobre escolhas eleitorais de cada um desses profissionais, nem sobre como manifestam essa preferência em caráter privado. No entanto, a Globo lamenta que, no ambiente de trabalho, um pequeno grupo tenha, por alguns instantes, esquecido a necessária e habitual prática de autocontenção, em respeito à norma e aos nossos princípios editoriais. É exatamente por meio desses princípios, compartilhados em nossas plataformas, que os brasileiros puderam testemunhar a isenção da cobertura jornalística da Globo ao longo de toda essa campanha”.
Confira:
Essa é a imprensa "isenta e "imparcial". pic.twitter.com/VwHUM6nAUO
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) October 31, 2022