Em outubro, milhões de brasileiros vão às urnas para escolher seus representantes municipais dos próximos quatro anos. A Globo usa a força de seu jornalismo e de suas afiliadas para fazer uma cobertura ampla e ágil das eleições na TV Globo, GloboNews e no g1 para que os eleitores tenham acesso à informação confiável e profissional. Com uma cobertura multiplataforma, que envolve cerca de 4.400 profissionais de todo o Brasil, o jornalismo da Globo apresenta detalhes das campanhas e propostas de cada candidato, séries e matérias especiais, entrevistas e debates com os candidatos no primeiro e segundo turnos, divulgação e análise das pesquisas eleitorais, além de toda a cobertura no dia da votação e da marcha da apuração. Serão, ao todo, mais de 120 debates e, só no primeiro turno, mais de 550 entrevistas por todo o país.
A partir do dia 26 de agosto, os telejornais locais da TV Globo começam a acompanhar diariamente as agendas dos candidatos às prefeituras. Na semana do dia 23 de setembro acontecem na TV as entrevistas com candidatos a prefeito mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto, que serão transmitidas ao vivo nas primeiras edições dos telejornais locais. Dia 3 de outubro acontecem os 99 debates do primeiro turno promovidos pela TV Globo e afiliadas, que também serão transmitidos pela GloboNews – o de São Paulo para todo país e o do Rio de Janeiro para essa praça – e pelo g1.
Os telejornais locais da TV Globo do Rio de Janeiro, de São Paulo, Minas Gerais e Recife estrearam essa semana as primeiras séries e matérias especiais, destacando os temas que impactam diretamente na vida dos eleitores, como educação, saúde, transporte, emprego, segurança e moradia. Os telejornais locais e os de rede também contarão com o quadro especial ‘Fato ou Fake’, que vai esclarecer ao público o que é verdadeiro e o que é falso em conteúdos duvidosos que circulam na internet. A repórter Paula Paiva fará entradas ao vivo no ‘Jornal Nacional’ direto da redação do g1 em São Paulo. Nos demais telejornais, as apurações serão apresentadas pelos próprios âncoras ou repórteres. Já no ‘Jornal da Globo’, Renata Lo Prete vai trazer as pesquisas e análises da corrida eleitoral com comentaristas e convidados.
A GloboNews também acompanha cada detalhe da corrida eleitoral durante sua programação ao vivo. De 26 a 30 de agosto, a ‘Central das Eleições’ realiza a rodada de entrevistas com os candidatos às prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em São Paulo, mediadas por Natuza Nery, com a participação dos comentaristas Gerson Camarotti, Julia Duailibi, Andréia Sadi, Daniela Lima e Mônica Waldvogel se revezando nas perguntas aos candidatos. No Rio, quem comanda as entrevistas é Míriam Leitão, ao lado dos comentaristas Merval Pereira, Flávia Oliveira, Ana Flor, Fernando Gabeira e Valdo Cruz. Tanto em São Paulo quanto no Rio de Janeiro, as sabatinas começam às 22h30 e terão dois blocos. A ‘Central das Eleições’ também vai promover análises e debates sobre os principais fatos da corrida eleitoral. O programa passa a ter edições semanais após as sabatinas, às quintas-feiras, e será diário a partir de 23 de setembro, às 23h.
No quadro ‘Mais nas Capitais’, que estreou no dia 12 de agosto e vai ao ar às segundas, quartas e sextas no ‘GloboNews Mais’, o repórter Pedro Figueiredo mostra, do centro do poder, como as disputas nas 26 capitais estão interligadas e impactam na disputa nacional, além de trazer as estratégias, os acordos e os bastidores da política. Em setembro, estreiam na GloboNews duas séries especiais. O apresentador Nilson Klava e equipe percorreram as principais regiões do Brasil e conversaram com a população para entender o que pensam os eleitores que podem definir os rumos da política nacional. A série está prevista para estrear no final de setembro. Já a série ‘Desafios Municipais’, que será exibida durante quatro semanas a partir de 2 de setembro, vai mostrar os principais problemas que preocupam os brasileiros e que são de responsabilidade das prefeituras. Cada semana será abordado um tema: saúde, educação, transporte público e segurança. Os repórteres Pedro Figueiredo, André Coelho, Guilherme Balza e Victor Ferreira estão visitando algumas capitais brasileiras para saber o que a população pensa sobre cada tema e ouvindo também alguns especialistas para entender possíveis caminhos para solucionar os gargalos apresentados pelas pessoas.
Na semana de 5 de agosto, o g1 abriu a primeira rodada de entrevistas com os candidatos às prefeituras de São Paulo, no podcast ‘O Assunto’, conduzidas por Natuza Nery, e do Rio de Janeiro, no podcast ‘‘Desenrola, RJ’, conduzidas por Edimilson Ávila. Entre os dias 26 e 30 de agosto, o g1 realiza entrevistas com os candidatos às prefeituras de Belo Horizonte e Recife. De 22 de agosto a 27 de setembro, o g1 promove 17 debates com os candidatos às prefeituras das principais cidades da Região Metropolitana de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.
Além da cobertura factual, o portal conta com páginas especiais para ajudar o eleitor a decidir seu voto. No ‘Jogo Eleitoral’, jornalistas de cada estado elaboram afirmativas com os temas mais importantes para cada região e perguntam aos candidatos o que eles pensam sobre cada uma delas. A ferramenta é uma forma de mostrar ao eleitor que candidato mais se aproxima de suas ideias sobre diversos temas. ‘Quem eu Escolho’ é uma ferramenta que reúne informações de todos os candidatos a prefeito e vereador, de cada município do país. O eleitor pode fazer buscas por partidos, área de atuação e perfil. Na página ‘Funciona Assim’, de forma simples e direta, vídeos tiram dúvidas e explicam como funcionam as eleições — do financiamento das campanhas à apuração e definição dos vencedores. Há episódios explicando o que os candidatos e os eleitores podem fazer durante a campanha e como funcionam as pesquisas eleitorais. Já a página ‘Promessas’ informa quais promessas dos candidatos eleitos em 2020 foram cumpridas.
As pesquisas eleitorais encomendadas pela Globo ao DataFolha e à Quaest estão sendo divulgadas nos telejornais. Nos dias de votação, a TV Globo, a GloboNews e o g1 farão uma grande cobertura em tempo real, usando a capilaridade das afiliadas, com a divulgação dos resultados parciais da apuração em todo o país, até a definição dos eleitos ou dos candidatos que passarão para o segundo turno.