A TV Globo e o SATED estão em pé de guerra por conta da censura na abertura de Tieta (1989-90) por um imposição de Amauri Soares, que teme a fuga do público conversador para a concorrência. Nos últimos dias, o cartão de visitas da história protagonizada por Betty Faria se reduziu ao credenciamento do elenco nos encerramentos, o que irritou boa parte dos telespectadores que acompanham as obras no Vale a Pena Ver de Novo. Em entrevista à jornalista Heloisa Tolipan, o designer Hans Donner demonstrou decepção pelo descaso da emissora com o produto:
“Acredito que o mundo ficou cada vez mais careta. Inclusive, creio que hoje as mulheres não iriam aceitar ser mostradas assim. Todavia, quando vi a abertura [na reprise do Vale a Pena Ver de Novo] desta forma castrada, me decepcionei. Só apareceu um pouquinho da árvore retorcida e, quando todo mundo esperava que fosse surgir um corpo escultural, ele não apareceu. Antigamente, era um tempo em que podíamos fazer “Globeleza”, “Pedra Sobre Pedra” e tantas outras aberturas, e sempre era possível valorizar a beleza das mulheres brasileiras, que são esculturas feitas por Deus. Outro dia, eu estava justamente fazendo uma lista de todas estas aberturas nas quais tinha a mulher como protagonista. Agora, se isso não é mais permitido, eu também não estou mais desse lado da tela. Então, cabe a mim me sentir feliz por ter vivido uma década em que inúmeros trabalhos nessa linha não incomodavam as pessoas”.
Vale lembrar que o austríaco foi responsável pela criação da identidade da Globo que é respeitada até os tempos de hoje. Além da logomarca, as aberturas das novelas tinham um nível alto de qualidade por conseguir imprimir as características descritas pelos autores. Atualmente, Christiano Calvet é o gerente de criação e conta com a equipe montada pelo ex-marido de Valéria Valenssa.