Grande Rio, Beija-Flor, Tijuca e Mocidade escaladas para o último programa dedicado ao carnaval do Rio

Leonardo Lima
Por Leonardo Lima

As escolhas de samba que movimentaram Grande Rio, Beija-Flor, Tijuca e Mocidade Independente vão ao ar no ‘Seleção do Samba’, que vai ao ar neste sábado, 26 de novembro, depois do ‘Central da Copa’. O programa vai se debruçar ainda sobre a história de personagens emblemáticos para cada uma dessas agremiações. Na Grande Rio, cujo enredo é Zeca Pagodinho, as homenagens são para o presidente e um dos fundadores da escola Milton Perácio, de 72 anos, para Taciana Couto, de 22 anos, 1ª porta-bandeira, e para a musa Thainá de Oliveira, de 29 anos. Ambas desfilam na agremiação de Duque de Caxias desde que estavam na barriga de suas mães. Por lá, a disputada final do samba-enredo envolveu nomes como Arlindinho Cruz, Diogo Nogueira e Dudu Nobre.

A Beija-Flor se dedicou a contar a trajetória de Tia Débora, de 70 anos, presidente da Velha Guarda; de Betinho Santos, de 45 anos, diretor da ala musical, e de Rodrigo Pacheco, de 38 anos, integrante da equipe de criação da escola. A disputa dos sambas-enredo contou com a participação de Ludmilla, que entoou o hino vencedor ao lado de Neguinho da Beija-Flor.Na Unidos da Tijuca, destaque para Eli de Souza, 74 anos, presidente da Velha Guarda; para o diretor de harmonia Luiz Braga, o Cocoroca, de 64 anos; e para Gabriel Marques, de 23 anos, diretor de bateria e mestre de bateria da escola mirim da Tijuca. Na Mocidade Independente de Padre Miguel, os holofotes se voltam para Tia Nilda, de 80 anos, chefe da ala das baianas; André Félix, de 49 anos, diretor musical; e para a ritmista Fernanda Silva, de 24 anos.

“Ao longo da minha carreira, eu plantei esse respeito a arte popular, essa valorização da comunidade. Sou uma pessoa que me dou com o povo do samba, com os sambistas. Eu sou um folião de dentro. Eu não sou do camarote, sou da fuzarca, do suor, do corpo a corpo, então estou felicíssimo com essa chance de homenagear os sambistas e vou honrar esse meu povo bamba lutador que, há mais de cem anos, mostra sua criatividade, essa arte popular que traduz a nossa alma”, define Milton, que no próximo episódio desembarca na Paulicéia Desvairada para dar conta do que veremos no carnaval de 2023 por lá.

‘Seleção do Samba’ irá ao ar no sábado, dia 26 de novembro, após o ‘Central da Copa’.

Categorias

Tags

Compartilhe este artigo