Na tarde desta quinta-feira, 13/06, a Globo anuncia que não exibirá o Festival de Parintins por conta de um desacordo com a detentora dos direitos de exibição do evento. Embora a tratativa tenha declinado, a emissora sediada no Rio de Janeiro continua com o interesse e disponibilizaria diversas plataformas para todo o Brasil e o mundo. A Globoplay e a Globo Internacional estariam aberto para as transmissões, assim como o Multishow. Inclusive, o jornalismo local e nacional repercutirão a festa folclórica e a riqueza cultural da região.
Para finalizar, a TV Globo tinha como objetivo integrar o Festival de Parintins ao portfólio de grandes transmissões e palco das principais festas culturais e populares brasileiras. O evento continuará presente na cobertura nacional do jornalismo da Globo e da Rede Amazônica. Vale lembrar que festa do Boi Garantido e Boi Caprichoso já foi exibido na Band entre 2008-12.
Após a transmissão em rede nacional, os bois bumbás assinaram com TV A Crítica em 2014. À partir de 2017, a emissora dividiu o evento com a TV Cultura. Dois anos depois, a Inova TV assumiu o compromisso ao lado da Rede Calderaro de Comunicação até hoje.