Fantástico exibiu uma matéria que incomodou parte dos telespectadores e insinuaram intervenção do Amauri Soares nas pautas das atrações jornalísticas. Na noite deste domingo, 29/12, a revista eletrônica da TV Globo cedeu espaço para os cristãos protestantes que procuram meios de exercerem sua fé nesta época do ano que sempre clamam por esperança e dias melhores. Inclusive, a reportagem foi produzida por Tábata Poline, Priscilla Monteiro e Fabrício Motta:
Nessa época é muito grande a procura por igrejas, templos e lugares tradicionais para cada um expressar a sua fé. Para muitos evangélicos, não só nesse momento, mas ao longo de todo ano, os lugares escolhidos são a céu aberto: São chamados montes de oração. São vários espalhados pelo Brasil […]; anuncia Maju Coutinho no estúdio do Show da Vida.
Nas redes sociais, os internautas detonaram esse novo momento que a emissora carioca vem atravessando nos últimos anos. Na opinião deste público em específico, a cúpula da líder de audiência ensaia forçadamente a aproximação de um público conversador que os atacam na primeira oportunidade, incluindo em manifestações pró-direita que torcem para o seu fechamento. Atabalhoando outros programas, a gestão do executivo virou motivo de questionamentos públicos.
Vale lembrar que Amauri Soares flerta com o grupo religioso desde o início do seu mandato como diretor-geral dos Estúdios Globo. Internamente, as reclamações quanto às suas exigências são vistas como ditatorial e unilateral. No departamento de dramaturgia, os autores, alguns deles, demonstram total insatisfação e esperam o contrato expirar para deixar a empresa.