A TV Globo demitiu Cléber Machado após 35 anos de serviços prestados e sob a justificativa de renovação no quadro de colaboradores. Publicado em primeira mão pelo N1 Entretenimento e confirmado pelo Notícias da TV, o narrador havia perdido espaço na Copa do Mundo do Catar e foi substituído por Luís Roberto.
Na empresa desde 1988, Cléber Machado participou da cobertura em rede de alguns dos mais importantes eventos esportivos do mundo, como Fórmula 1, Olimpíadas, Copas do Mundo, boxe internacional e Corrida de São Silvestre, entre outros.
Até meados de 1989, atuava como repórter, atuando também na locução de compactos de lutas de boxe e outros eventos esportivos que eram exibidos no programa Esporte Espetacular, na época exibido nas noites de domingo. Sua mudança para narrador ocorreu na Copa do Brasil do mesmo ano. Nos anos 1990, apresentava a edição paulista do Globo Esporte.
Ao lado de Maria Beltrão, foi responsável por narrar o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro entre 2001 e 2009, sendo transferido para narrar o Carnaval de São Paulo, ao lado de Mariana Godoy e Chico Pinheiro — fez a cobertura entre 2010 e 2013.