A exibição de O Salvador da Pátria (1989) conquistado o público saudosista e alavancou a audiência do Viva na faixa das 14h30. A história escrita por Lauro César Muniz e protagonizada por Lima Duarte atingiu mais de 1 milhão de telespectadores.
Em comparativo as antecessoras, o crescimento foi de 14% no horário vespertino e 11% na faixa noturna. A chegada da trama ao canal fechado foi bem recepcionado e repercutiu nas mídias sociais.
Vale lembrar que O Salvador da Pátria revoltou a extrema direita no final dos anos 80. Isso se deve a comparação do Sassá Mutema ao ex-Presidente da República, Luiz Inácio da Silva (Lula) nos aspectos físicos e comportamentais. Além disso, apontaram o enredo como jogo político e propagação à candidatura do petista nas eleições daquela época contra Fernando Collor de Mello.
Embora o barulho da história tenha afetado as esferas políticas naquele ano, a trama teve média geral de 62 pontos, um grande fenômeno e superou o marco da teledramaturgia brasileira, Vale Tudo (1988).