No ‘Conversa com Bial’ desta sexta-feira, dia 21, Pedro Bial recebe presencialmente o músico Toquinho, que conta histórias da Bossa Nova. O músico lançou recentemente o álbum “Novas Cores, Eternas Canções”, que trazem releituras modernas de 20 músicas de sua trajetória, além de uma inédita, numa parceria póstuma com Vinícius de Moraes. Vinícius é, inclusive, um dos artistas mais reverenciados por ele durante a conversa, já que juntos fizeram diversas colaborações.
“Quando fiz a gravação toda, coloquei as minhas harmonias, com o andamento que eu fiz, as introduções, então o projeto tem meu DNA […], quando veio a linguagem mais nova, achei que ficou muito bem-casada”, explica o lançamento, que conta com a participação de Carlinhos Brown, Mart’nália, Giulia Be, Caetano Veloso, Sandy e Camila Fautino, além do próprio Pedro Bial na música “Testamento”, apresentada em voz e violão no palco.
“Testamento” foi composta com Vinícius de Moraes em 1971, e Toquinho compartilha sua criação: “Ele [Vinícius] queria fazer uma coisa que fosse um testamento dele, onde ele falasse o que achava verdade na época, sobre a vida, a mulher, a importância de certas coisas, o que vale e o que não vale”, diz. O papo se desenvolve, aliás, sobre a concepção de diversas canções, como “O Velho e a Flor” e “Aquarela”. As histórias incluem outros personagens importantes da música, como Sergio Endrigo e Chico Buarque.
Já a música exclusiva é uma versão em samba do “Soneto do Amor Total”, poema de Vinícius de Moraes, mostrada junto com Camila Faustino.