Hoje, TV Globo e GNT, em parceria com a ONU Mulheres, dão início à segunda fase da campanha pelo fim da violência contra as mulheres, lançada em maio deste ano. No primeiro momento, a iniciativa alertava para o crescimento exponencial de casos de agressão doméstica, destacando a maior exposição e vulnerabilidade da mulher durante o período de isolamento social, e convocava a todos a ficarem atentos aos sinais de agressão em lares vizinhos. Agora, as ações dos canais reforçam a mensagem de conscientização e combate aos diversos tipos de violência – moral, patrimonial, sexual, física e emocional -, e pedem ainda que a população continue denunciando suspeitas, ligando no 180. “Essa nova fase da campanha nos ajuda a entender os tipos de violência doméstica que existem. Violência não é apenas física e é importante que possamos ajudar as mulheres a reconhecerem os primeiros sinais”, ressalta Beatriz Azeredo, diretora de Valor Social da Globo.
Os primeiros filmes trazem nomes como Taís Araújo, Regina Casé, Andrea Beltrão, Isis Valverde, Astrid Fontenelle, Mônica Martelli, Sophie Charlotte, Ingrid Guimarães, Erka Januza, Pitty, Gaby Amarantos, Micaela Góes, Dira Paes, Gabriela Medvedovski, entre outras. Além de conscientizar a sociedade quanto à importância e urgência do problema, trazendo-o para as rodas de debate, a campanha ressalta que, durante o período de quarentena, mulheres vítimas de algum tipo de abuso ou violência podem encontrar recursos limitados para denunciar ou pedir ajuda, devido à vigilância constante do agressor. E lembra que neste momento, vizinhos e pessoas próximas se tornam grandes aliados.
E para jogar luz ao tema e marcar a nova fase de comunicação, hoje, no GNT, Astrid Fontenelle, Mônica Martelli, Pitty e Gaby Amarantos vão discutir o assunto ao vivo, no ‘Saia Justa’. O programa vai contar ainda com um quadro da Jout Jout sobre o mesmo tema.”Lançamos a segunda fase da campanha justamente no mês em que o movimento ‘He For She’ (Eles Por Elas) da ONU Mulheres, do qual o GNT é apoiador, completa seis anos. A data é importante, pois nos lembra que esta é uma luta diária e de todos. Neste momento que estamos vivendo, de fragilidade e incertezas, se faz ainda mais urgente e necessário que toda a sociedade seja convocada a se unir diante da causa”, diz Fabiana Gabriel, gerente de Marketing e Digital do GNT, VIVA, e Mais Globosat.
Na TV Globo, o lançamento será hoje, dia 24, no ‘Encontro com Fátima Bernardes’ que recebe Erika Januza para uma conversa sobre o tema. Já os filmes da campanhaentram na programação à noite, no intervalo de ‘Hebe’. “A segunda fase dá luz a diferentes tipos de violência contra a mulher, tem como objetivo alertar possíveis vítimas e evidenciar as múltiplas formas de agressão, muitas vezes desconhecidas. Agressões normatizadas pela sociedade, como a violência psicológica e patrimonial, que deixam marcas e que precisam ser reconhecidas como tal. Neste momento de pandemia, com o convívio doméstico ainda mais intenso, é ainda mais importante que a televisão abra espaço para expandirmos essa discussão”,explica Leonora Bardini, diretora de Programação e Marketing do canal TV Globo.
As ações também ocuparão as mídias sociais. No Instagram, o GNT lança um filtro para Stories com a mensagem “denuncie, ligue 180”.Uma série de lives no IGTV do GNT também vai trazer o debate, buscando possíveis soluções, com a participação das embaixadoras, aliados e especialistas no combate à violência contra a mulher.