Entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, a TV Cultura transmite com exclusividade na TV aberta o Torneio Uber Internacional de Futebol Feminino de Seleções, primeiro desafio da técnica Pia Sundhage à frente da Seleção Brasileira. A competição amistosa reúne em São Paulo, além do Brasil, as seleções de Argentina, Chile e Costa Rica. O torneio terá quatro jogos que serão disputados em rodada dupla. Desses, a TV Cultura transmite três: a estreia do Brasil contra a Argentina, na quinta-feira (29/8), às 21h30; a definição do terceiro lugar, no domingo (1/9), às 10h30; e a final, também no domingo (1/9), às 13h.
A exibição marca o início de uma nova fase da TV Cultura no esporte, uma vez que a nova gestão da emissora, presidida por José Roberto Maluf, tem como um de seus principais projetos a retomada do destaque que o canal teve no passado na cobertura e na transmissão esportivas, mas, desta vez, com foco também no esporte feminino. Na transmissão do torneio, a TV Cultura dá ainda um passo rumo ao protagonismo das mulheres no futebol e no jornalismo esportivo com a contratação da narradora Natalia Lara para ser a voz dos três jogos exibidos. Já como comentarista, conta com a ex-goleira da Seleção Feminina de Futebol Thais Picarte.
Os direitos de exibição do torneio foram cedidos com exclusividade à TV Cultura, na TV aberta, e ao SporTV, na TV fechada.
Horários das transmissões:
– Quinta-feira (29), às 21h30 – Brasil x Argentina
– Domingo (1), às 10h30 – Disputa do 3º Lugar
– Domingo (1), às 13h – Final
Sobre o torneio:
O Torneio Uber Internacional de Futebol Feminino de Seleções é composto por quatro jogos, todos realizados no Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP). A competição acontece na primeira Data FIFA após a Copa do Mundo da França 2019, entre os dias 26 de agosto a 3 de setembro. Os convidados para o torneio são as seleções da Argentina, Brasil, Chile e Costa Rica.
A competição terá quatro jogos que serão disputados em rodadas duplas. O primeiro adversário do Brasil será a Argentina, na quinta-feira (29) às 21h30. Antes, às 19h, Costa Rica e Chile se enfrentam. Os dois vencedores passam automaticamente para a final. Em consequência, as duas equipes que perderem irão disputar o terceiro lugar.
O último amistoso disputado pela Seleção Feminina no Brasil foi o Torneio Internacional de Manaus, em 2016. O Torneio Uber servirá como primeiro teste da nova técnica da Seleção, Pia Sundhage, visando os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.