No dia 17 de dezembro, a SIC anunciou o retorno de Avenida Brasil para sua programação. Será substituta da trama Gabriela, que marcou baixos índices de audiência, na emissora portuguesa. Em sua primeira exibição, a trama de João Emanuel Carneiro garantiu altos índices de audiência, ficando atrás apenas, do Dancin Days, co-produção Globo e SIC.
Contando com essa reprise, exibição original na SIC e Globo Portugal, Avenida Brasil será vista pela terceira vez, em solo português.
Na programação da SIC, Avenida Brasil está agendada para estrear no dia 1ª de janeiro, as 16h00 da tarde, com duração de 30 minutos e divindo o horário com Gabriela. Uma espécie de dobradinha.
Uma história de ganância e vingança
De autoria de João Emanuel Carneiro, que também assina Segundo Sol (atualmente em exibição na SIC), Avenida Brasil narra a trajetória de Rita (Mel Maia), uma menina órfã que vê o seu mundo desmoronar com a morte do pai.
A trama tem início na década de 90. Carminha (Adriana Esteves), uma mulher sedutora e esperta, nunca dá ponto sem nó. Casou-se com o honesto Genésio (Tony Ramos) por interesse, e na primeira hipótese que encontra, planeia uma armadilha com o objetivo de roubar as poupanças do marido.
O plano estaria nos conformes, se não fosse Rita, a filha de Genésio que, esperta, descobre todo o plano de Carminha e a desmascara, mas tarde demais. Genésio morre atropelado em plena Avenida Brasil pelo craque do futebol Jorge Tufão (Murilo Benício), que acaba de vencer o campeonato carioca pelo Flamengo.
Com remorsos pela morte de Genésio, Tufão aproxima-se da recém-viúva Carminha para confortá-la, e ela vê a oportunidade perfeita para se casar e enfim se tornar rica. Depois de ficar com todo o dinheiro de Genésio, Carminha leva Rita para um lixão, onde ela cresce alimentando um desejo insaciável de vingança.
Rita é levada para a Argentina por uma família disposta a adotá-la com amor e recursos financeiros. Rita passa a ser chamada de Nina (Débora Falabella) e, torna-se uma mulher bem-sucedida no trabalho e, aparentemente, no amor. Chef de cozinha, Nina tem o seu próprio restaurante, onde parece estar realizada. Mas a morte do seu pai adoptivo traz à tona a verdadeira Nina, uma jovem mulher que nunca se livrou do passado.
Confira: