A Caverna Encantada se consolidou na terceira colocação isolada em São Paulo, mesmo recebendo um alto investimento e beliscando a posição ocupada pela RECORD com certa frequência. Evitando um clima ruim nos bastidores, a direção da emissora paulista pretende tomar uma atitude quanto à isso. Segundo informações do colunista Flávio Ricco, Portal R7, os executivos tentam blindar o elenco da trama infantil juvenil dos problemas de audiência. Embora pareça impossível, há um grande esforço para não desmotivar a equipe do principal produto do horário nobre da programação diária.
Inclusive, um dos fatores preocupantes se trata da obra ser fechada e possuir uma grande frente de capítulos gravados. Embora seja exibida na TV aberta, o público têm assistido a produção nas plataformas digitais como Disney+ e +SBT. A história de Anna Salvatore contará quatro temporadas de 55 episódios cada, totalizando 221 capítulos. Embora seja um formato inovador, é o produto visto como extremamente caro para os padrões da casa. A trama é escrita por Íris Abravanel e baseada em dois livros: A Princesinha e O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett.
Vale lembrar que o SBT abriu espaço para produções originais desde As Aventuras de Poliana, afim de aumentar o faturamento e não ter gastos adicionais com remakes de novelas infantis da Televisa.