No Domingo Espetacular e no Câmera Record deste fim de semana, no ar no dia 28/05, Roberto Cabrini investiga a luta de Vinicius Junior contra o racismo.
Alvo constante de ofensas ao longo de sua carreira, no último domingo (21/05), o jogador do Real Madrid, mais uma vez, foi vítima de racismo durante uma partida contra o Valencia, pelo Campeonato Espanhol. Logo após a disputa, cansado de tantas agressões, Vinicius Junior desabafou: “Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista”.
O episódio ganhou proporção internacional, não só pela importância do jogador, mas pela dimensão do Real Madrid, e colocou o futebol espanhol no centro de uma discussão sobre o racismo no esporte. No início da semana, Roberto Cabrini viajou para o país para acompanhar de perto a repercussão do caso. Para compreender as raízes do racismo no futebol espanhol, o jornalista acompanhou uma partida entre Real Madrid e Rayo Vallecano, no estádio Santiago Bernabéu, conversou com torcedores, jornalistas e com o polêmico presidente da Liga, Javier Tebas.
Cabrini também foi recebido pelo brasileiro Marcos Sena, ex-jogador da seleção espanhola, que revela, nesta entrevista exclusiva, os tentáculos do racismo na Espanha.
Os principais momentos da reportagem serão exibidos no Domingo Espetacular. A íntegra vai ao ar no Câmera Record.