Capítulo 21 | Segunda-feira, 29 de abril
Ivana exige que sua mãe a diga quem foi o homem dono de seu coração. Como Isabel se cala, Ivana sugere que é Ernesto, e passa a acreditar que eles são amantes desde que seu pai era vivo. Ivana, chorando desesperadamente, diz a Valentina que seu advogado, Ernesto, sempre foi amante de sua mãe. Ernesto responde que é mentira. Ivana pede que Valentina o demita. Ele diz a Valentina que Isabel é uma mulher de respeito e exemplar. Valentina diz a Ivana que precisa de Ernesto e que se ela não o suporta, o problema é unicamente dela. Ivana sai furiosa. Valentina diz a Ernesto que não vai aceitar uma relação entre ele e Isabel em sua fazenda.
Ivana chega a venda de Horacio e, logo em seguida, Sandra, a noiva do rapaz, chega e o beija. Sandra vê Ivana e pergunta ao noivo que é a moça. Horacio fica sem saber o que falar e Ivana, astuta, abraça José Miguel, que também estava na venda, e o beija. Ivana pergunta a Sandra se ela e José Miguel não formam um lindo par. Sandra diz que sim e volta a beijar Horacio. Sandra diz a Horacio que está chegando a hora de se casarem. Ele tenta desconversar, mas ela diz que isso já está decidido. Rodrigo diz a Cristina que ela deveria tirar Maria da Luz da casa grande a força.
Cristina chega a casa e pega Maria da Luz pelos braços. Valentina vê a cena e diz a Cristina que Maria da Luz não irá a lugar algum contra sua própria vontade. Cristina diz a Valentina que Lázaro está incomodando sua filha. Valentina diz que irá tirar satisfação com o rapaz. Valentina repreende Lázaro e ele, inocente, diz não ser ele quem está atrás de Maria da Luz. Rodrigo observa a cena, calado. Rodrigo tenta ajudar Valentina a subir no cavalo e pega em seus ombros, Valentina o chicoteia no rosto e ordena que ele jamais volte a tocá-la.
Capítulo 22 | Terça-feira, 30 de abril
José Miguel procura Valentina para fazer um trato quanto ao assunto de seu gado beber água na “Montesinos”. Ela responde que o único trato que eles terão será quanto a venda de sua fazenda. Valentina se zanga com Isabel, já que havia ordenado que José Miguel não entrasse mais em sua fazenda. Ela completa diz que José Miguel é um oportunista e quer viver as custas de seu dinheiro, uma vez que quer cobrar pela água que o gado consome na fazenda “Montesinos”. José Miguel diz a Ivana que Valentina é uma pessoa muito ressentida. Ivana responde que ama sua prima, mas que realmente ela é uma pessoa difícil. Ivana começa a ter aulas de equitação com José Miguel. E num descuido da moça, acaba caindo e batendo forte com a cabeça.
José Miguel socorre Ivana e a leva a sua fazenda. Valentina fica furiosa e diz a José Miguel que ele é um irresponsável e o proíbe de se aproximar de sua família. Isabel, chorando, diz a Valentina que precisam levar Ivana imediatamente a um hospital. Valentina responde que o mais próximo está a duas horas dali. José Miguel pede a João que vá ao posto de saúde e traga um médico para atender Ivana. Rodrigo chega a fazenda “Os Caracóis” e fica sabendo que Lazaro colocou o cavalo de
Valentina para trabalhos na fazenda, mas que acabou se machucando. Nazário diz a Rodrigo que Lazaro tem cada vez mais a confiança da dona. Leonor chega a fazenda “Montesinos” e, furiosa, exige uma explicação de Valentina por ela estar em sua propriedade. Isabel se surpreende ao ver que o médico do povoado é Felipe. Ivana se assusta quando vê Felipe. Rodrigo e Lázaro se enfrentam pelo fato do cavalo de Valentina ter se machucado.
Capítulo 23 | Quarta-feira, 01 de maio
Dona Leonor recrimina Frederico sobre o lamentável estado em que se encontra a fazenda “Montesinos”. Ele a responde que irá, pouco a pouco, coloca-la em ordem. Felipe diz a Dona Isabel, Valentina e José Miguel que Ivana sofreu um golpe na cabeça, mas que não corre maiores riscos. Ivana decide ficar na fazenda de José Miguel para recuperar se melhor. José Miguel diz a Felipe que estranhou o fato dele já conhecer Valentina e sua família. Felipe responde que eles são amigos da capital, e que ao aceitar a transferência para um povoado afastado, jamais imaginou que fosse encontrar a família Villaça por lá.
Horacio diz a Maria da Luz que de um recado a Ivana, convidando-a para uma festa que ele organizará. Maria responde que dará o recado, mas que Ivana não poderá ir a festa por causa de um pequeno acidente que sofreu. Benita diz a Valentina que Rodrigo foi a sua procura na fazenda para saber se ela precisava de algo, já que ouviu dizer que a dona caiu do cavalo. Valentina diz que pensa ter deixado bem claro que não queria mais ver Rodrigo em suas terras. Valentina surpreende Rodrigo cuidando de seu cavalo e o ordena que saia imediatamente de suas terras. Rodrigo responde que apenas está cuidando do cavalo da dona e logo irá.
Valentina briga com Lázaro por ele ter deixado seu cavalo nos serviços pesados. Isabel se surpreende ao ver Frederico. Leonor fica zangada com a aproximação de Isabel e Frederico. Rodrigo pede a Valentina que o restitua ao cargo de capataz da “Os Caracóis”. Ela diz que o faria apenas se ele a pedisse de joelhos. Valentina volta para a casa grande. Lazaro vai tirar satisfações com Rodrigo e diz que contará tudo sobre os desfalques na fazenda a dona. Rodrigo golpeia Lazaro com uma marreta. Lazaro morre. Amanhece e Valentina vai ao estábulo ver como está seu cavalo e se depara com Lázaro morto.
Capítulo 24 | Quinta-feira, 02 de maio
Valentina se surpreende ao ver Lázaro morto e sai correndo assustada. Chegando a casa grande ela conta a Isabel e Benita o que viu e, em seguida, sofre uma crise nervosa. Valentina manda chamar Rodrigo e pergunta o que ele acredita ter ocorrido. Rodrigo diz que certamente Lázaro foi atingido por um coice do cavalo. Ele também diz a Valentina que o fato pode trazer problemas para ela. Valentina então pergunta o que ele sugere que façam. Rodrigo responde que o melhor a fazer é jogar o corpo de Lázaro em algum local longe de suas terras. Valentina diz que jamais fará isso e que quer agir dentro da lei, já que não tem nada a temer.
José Miguel diz a seu pai que Valentina está muito interessada em comprar a fazenda “Montesinos”. Ivana vai ao consultório de Felipe e se esforça para parecer amável. O delegado do povoado diz a Valentina que ela terá que acompanhá-lo, pois ela é a principal suspeita da morte de Lázaro. Benita grita ao delegado que Valentina não é uma assassina. O delegado pensa que a morte de Lázaro pode ter sido causada por um golpe muito forte, não necessariamente um coice de cavalo. Benita, chorando, diz a José Miguel que levaram Valentina presa. Rodrigo vai atrás de Valentina, seguido por José Miguel. O delegado diz a Valentina que o fato de ela ser rica e poderosa não conta nada para ele, pois se ela tiver culpa, será presa e julgada. José Miguel chega a delegacia e Rodrigo impede que ele entre onde está Valentina. José Miguel se apresenta como advogado de Valentina e diz a ela que Isabel o contratou.
Capítulo 25 | Sexta-feira, 03 de maio
José Miguel se oferece para ir ao centro de saúde para tratar do assunto da autópsia de Lázaro. Felipe informa a José Miguel que não tem como garantir que a causa da morte de Lázaro foi um golpe de cavalo. José Miguel o questiona se crê que Valentina tenha sido capaz de matá-lo. Felipe diz que jamais creditaria uma morte à Valentina. José Miguel diz que se Felipe não for pessoalmente falar com o delegado, Valentina pode acabar levando a culpa e ficando presa pelo homicídio de Lázaro. Cristina diz a Rodrigo que está certa de que ele é o assassino de Lázaro, pois viu que em suas roupas há manchas de sangue. Rodrigo segura Cristina com violência e garante que o sangue em suas roupas era do cavalo de Valentina, que se feriu no dia anterior.
Ele conclui dizendo que se ela seguir com essas idéias, a deixará sozinha para sempre. Rodrigo, fingindo estar muito ofendido, diz a Cristina que mais uma palavra sobre esse assunto e ele vai buscar outro lugar para viver. Felipe diz ao delegado que não pode afirmar que a morte de Lázaro tenha sido causada por um coice de cavalo, mas que tem certeza que uma mulher não poderia ter cometido o crime, pois foi aplicada muita força no golpe que vitimou Lázaro. José Miguel diz que não havendo nenhuma prova contra Valentina, ela precisa ser solta imediatamente. Valentina é libertada. José Miguel se oferece para levar Valentina a “Os Caracóis”. Ela resiste e José Miguel a segue de cavalo. Num determinado momento, Valentina, exausta, aceita a “carona” de José.
Rodrigo, vendo a dona chegar com José Miguel, a questiona e diz que “acreditava” que ela não gostava de José Miguel, mas vê que estava enganado. Rodrigo pergunta o porquê de ela ter aceito essa ajuda de José. Valentina responde que aceitou a ajuda porque teve vontade, e Rodrigo não deve fazer perguntas, apenas servi-la. José Miguel chega a festa oferecida por Sandra em sua homenagem e todos o saúdam com uma salva de palmas, que o deixam desconcertado. Ivana agarra José em meio a festa e o beija. Incomodado, José Miguel sai da festa e poucos passos depois dá de cara com Rodrigo, que exige explicações quanto a sua “relação” com Valentina.