Capítulo 37 | Segunda-feira, 27 de maio
Rodrigo ameaça Maria da Luz dizendo que vai matar Cristina se ela contar algo do que aconteceu. Valentina vai à casa de Cristina para lhe informar sobre a saúde de Maria da Luz, e lhe oferece todo seu apoio, e que se ela desejar, também poderia ir trabalhar na fazenda “Os Caracóis”. Cristina agradece a oferta mas diz que lá trabalhará com Rodrigo, e ela não deseja mais ter nenhum tipo de contato com ele.Cristina aconselha Valentina a se desfazer de Rodrigo antes que ele acabe lhe fazendo mal, pois ele roubou muito dinheiro da fazenda enquanto a dona estava longe. Valentina, surpresa, diz que revisará pessoalmente as contas.
Frederico diz a Isabel que cometeu um grande erro ao se casar com Leonor. Isabel, chorando, responde que está muito confusa com seu sentimento, e que começou a sentir coisas que pensou jamais voltar a sentir na sua idade. Com medo, ela diz que tudo que ocorreu entre ela e Frederico ficou no passado, e está enterrado. Frederico diz a Ernesto que Isabel necessita de um homem que a ame, pois no passado ele a fez sofrer demais. Isabel confessa a Ivana que antes de se casar com seu pai, foi namorada de Frederico Montesinos.
Capítulo 38 | Terça-feira, 28 de maio
Isabel confessa a Ivana seu noivado com Frederico. Ao invés de enaltecer a confiança da mãe, Ivana diz que Leonor é mesmo uma mulher extraordinária, pois apesar de saber o ocorrido entre o marido e Isabel, abriu as portas para ela, filha da mulher que queria “roubar” seu marido. E ainda quer que ela se case com José Miguel. Frederico e Leonor discutem sobre sua relação e chegam a conclusão que ela já não existe há muito tempo. Isabel diz a Valentina que já contou de seu relacionamento passado com Frederico a Ivana, e que jurou que jamais voltará a vê-lo.
Isabel completa afirmando que está muito surpresa com a permissão e o gosto que Leonor mostra fazer em casar José Miguel e Ivana. Valentina encarrega Ernesto de fazer, rigorosamente, uma revisão das contas da fazenda para descobrir se Rodrigo realmente a roubava. Valentina diz a Ernesto que confia em Rodrigo, mas como suas visitas a fazenda eram muito esporádicas, crê que talvez ele possa ter se aproveitado de sua “confiança”. José Miguel se assusta ao saber que Frederico não dormiu em casa, e diz a Leonor que sabia que eles tinham problemas, mas não que seriam tão graves e chegariam a tamanho extremo.Leonor diz que sempre é vista como vilã, e Frederico como vítima, só que não é bem assim. Enriqueta diz a Leonor que ficou sabendo através da gente do povoado que Horácio e José Miguel fizeram uma aposta para saber quem primeiro conquistaria o coração de Valentina.
Rodrigo reclama com Valentina por ela ter descontado dinheiro de seu pagamento, ela responde que o valor do desconto foi integralmente para Cristina, que está esperando um filho dele. Ivana informa Valentina que José Miguel é o arquiteto que se encarregará de construir a escola. Valentina reclama com Ernesto por ele não ter informado que José Miguel era o responsável pela obra da escola e diz que está muito decepcionada com ele. José Miguel, furioso, invade o quarto de Valentina e a encontra tomando banho.
Capítulo 39 | Quarta-feira, 29 de maio
José Miguel, furioso, diz a Valentina que ainda que ela não o tenha convidado, ele fará parte do projeto da escola para as crianças do povoado. Ele diz estar cansado dos maus modos de Valentina. Rodrigo covardemente agride Cristina até fazê-la perder o bebê. Ivana, hipócrita, diz a José Miguel que foi ela quem revelou a Valentina que era ele o arquiteto do projeto da escola, mas que não sabia que isso era para ser mantido em sigilo.José Miguel responde que de qualquer maneira ela acabaria sabendo.
Horácio diz a José Miguel que no povoado todos andam dizendo que eles fizeram uma aposta para saber quem primeiro conquista o coração de Valentina. José diz que quem espalhou esse rumor foi Rodrigo, já que ele foi capaz de ameaçá-lo de morte. Valentina se assusta diante do pedido de demissão de Ernesto. Benita diz a Valentina que Ernesto é um homem muito digno, e que não foi nenhum crime ele ter contratado os serviços de José Miguel.Valentina diz que José Miguel é um farsante.
Frederico diz a José Miguel que ele deveria esclarecer as coisas com Valentina, ela responde que os assuntos com Valentina já estão devidamente resolvidos. Frederico diz ao filho que se ele verdadeiramente ama Valentina deve lutar pelo seu amor. Felipe diz ao Padre Ventura que agrediram Cristina e, por isso, ela perdeu o bebê que esperava. O padre responde que, certamente, o mesmo homem que agrediu Cristina violentou Maria da Luz, e que só não faz a denúncia por não ter provas. Cristina confessa ao padre que Rodrigo foi quem a agrediu, mas não fará uma denúncia, pois ele poderia matá-la, da mesma forma que matou Lázaro.
Capítulo 40 | Quinta-feira, 30 de maio
Horácio diz a Valentina que acredita em José Miguel, pois jamais fez uma aposta que a envolvesse. Leonor procura Frederico para que volte a sua casa. Ele pede um tempo e Leonor responde que já não tem tempo para nada. Frederico então propõe que eles se divorciem e contem tudo a José Miguel. José Miguel diz a seus pais que eles devem dizer toda a verdade a ele. Leonor pede a Frederico que se cale e depois exige que José Miguel não dê ouvidos ao que seu pai diz, porque está furioso com ela e vai inventar coisas.
José Miguel diz que quer e vai escutar o que seu pai tem a dizer. Frederico diz a José Miguel que quer se divorciar de Leonor, e que o faz para que tanto ele quanto ela fiquem bem. José Miguel diz a sua mãe que deveria fazer um último esforço para preservar sua relação com Frederico. Jesus diz a Valentina que é mentira que José Miguel fez uma aposta para conquistá-la. Rodrigo diz a Valentina que ela fez muito bem em ajudar Cristina, pois ele, no lugar da dona, teria feito o mesmo.Ivana se desculpa com José Miguel por tê-lo beijado e diz que não pode se conter porque sempre o amou.
José deixa claro que não a ama, e não poderá corresponder o sentimento de Ivana. Leonor adverte Jesus e Teresa que pobres deles se disserem a José Miguel que Valentina esteve procurando por ele. Ivana tenta conversar com José Miguel e ele a interrompe, dizendo que o melhor é que ele vá embora de uma vez. Valentina se fecha em seu antigo quarto, de quando era criança, e se lembra de seus pais.
Capítulo 41 | Sexta-feira, 31 de maio
Felipe diz a Sandra que ela deveria entrar em uma universidade e estudar uma carreira, pois ainda é muito jovem. Sandra responde que não vê porque se dedicar aos estudos, já que quando se casar seu marido terá que mantê-la e lhe dar tudo. Benita encontra Valentina chorando e diz que ela deveria aceitar que ama José Miguel antes que Ivana fique com ele de uma vez, ou uma outra mulher o descubra, pois ele é um homem encantador. Maria da Luz, chorando, diz a Rodrigo que acabará de vez com ele.
Ela o ameaça com um revólver.Quando está a ponto de disparar, Filadelfo aparece e a impede. Rodrigo tenta agredi-la, mas é impedido por Filadelfo. Valentina pergunta a sua tia Isabel se ela acredita que Ivana se casará em breve com José Miguel. Ela responde que pediu para que eles não se adiantem, mas que desconfia do sentimento de José Miguel. Jesus diz a José Miguel que Valentina foi procurá-lo na fazenda e, quando chegou ao estabulo, o flagrou aos beijos com Ivana.Enriqueta se escandaliza ao saber que Sandra estava passeando com Felipe.
Ivana diz a Valentina que esteve o dia todo com José Miguel, e sente que ele está começando a amá-la. José Miguel procura Valentina e ela pede que ele se dirija diretamente ao advogado Ernesto no que diz respeito ao projeto da escola. Ivana fica furiosa ao saber que José Miguel será o responsável pelo projeto da escola. Alonso liga para Valentina e Ivana o atende.