capítulo 42 | segunda-feira, 03 de junho
José diz a Valentina que não a deixará por nenhuma outra mulher, nem por Ivana nem por nenhuma outra. Ao ver Cristina, Rodrigo volta a ameaçá-la dizendo que se ela abrir a boca, descontará em sua filha, Maria da Luz. Rodrigo tenta confundir Valentina, dizendo que José Miguel está em busca de um casamento milionário para salvar sua fazenda. Furiosa, Ivana diz a Isabel que José Miguel pretende usar seu trabalho na construção da escola para acabar de convencer Valentina que é um homem apaixonado.
Ivana diz a Isabel que não permitirá que Valentina lhe tire José Miguel. Valentina chega contente a fazenda e Ernesto comenta com Benita sobre o bom humor da moça. Benita diz a Maria da Luz que enfim ela vai poder conhecer a verdadeira Valentina, boa e nobre. Sabino e João dizem a José Miguel que a vaca morta foi envenenada, e pensam que isso foi obra de Valentina.
José assegura que Valentina nada teve a ver com isso. Valentina, feliz, diz a Benita que José Miguel e ela se amam. Ivana a escuta e, histérica, acusa a prima de roubar seu grande amor. Ela ainda diz a prima que torce para que José a abandone como fez Alonso. Ivana, fora de si, pede a Isabel que a ajude a reconquistar José Miguel, já que ele é sua felicidade. Sandra, chorando, diz a Felipe que foi uma bobagem ele ter se oferecido a Horácio, que ela é apenas uma garota de província, enquanto Ivana é uma mulher mais liberal e do mundo. Felipe a tranquiliza e diz que ela é muito linda. Valentina justifica para Benita a atitude de Ivana.
Capítulo 043 | Terça-feira, 04 de junho
Benita diz que tanto ela quanto Isabel atendem todos os caprichos de Ivana, e as consequências disso moldaram a personalidade da moça. José Miguel diz a sua mãe que não siga mantendo esperanças quanto a uma possível relação entre ele e Ivana, pois ela jamais a corresponderá. Furiosa, Ivana diz a Rodrigo que José Miguel já conquistou Valentina, e que ele deverá fazer alguma coisa. Ela não entende o motivo de ele seguir de braços cruzados. Rodrigo, furioso, adverte que nenhuma mulher o ameaça.
Ivana diz sentir vontade de acabar com Valentina, e Rodrigo completa que se ela tocar na dona, ele mesmo a mata. Rodrigo chega a fazenda Montesinos procurando José Miguel. Frederico adverte que se ele colocar um dedo em seu filho, morrerá em seguida, pois ele mesmo o matará.
Leonor diz a Frederico que é a primeira vez que ela presencia ele falando desse jeito, em tom de ameaça. Frederico responde que para defender seu filho é capaz de tudo, porque José Miguel é seu filho, ainda que não tenha seu sangue. José Miguel diz a Valentina que ela confia demais em Rodrigo, e que não gostaria mais de vê-la junto a esse homem todo o tempo. Leonor diz a Ivana que está decepcionada, pois enquanto falava maravilhas dela para José Miguel, ela saia justamente com o melhor amigo dele. Ivana responde que só o fez para deixar o caminho livre para Valentina, para que ela não se sentisse culpada pela situação.
Capítulo 44 | Quarta-feira, 05 de junho
Valentina diz a Ivana que nem ela nem José Miguel quiseram feri-la. Ivana, querendo fazer intriga, diz a Valentina que José Miguel preferiu a ela por seu dinheiro. Leonor, furiosa, reclama com José Miguel de seu noivado com Valentina e avisa que jamais a aceitará, a menos que ele diga estar com ela apenas por precisar de uma esposa milionária para ajudá-lo a levantar a fazenda. José Miguel, furioso, responde que ama Valentina, e que não pensa em seu dinheiro. Ele diz para sua mãe que se ela se meter em sua relação, se esquecerá que ela é quem é. Valentina conversa com Benita sobre José Miguel e diz que talvez tenha se apaixonado por ele desde o primeiro momento em que o viu. Leonor propõe a Valentina vender lhe sua fazenda em troca de que ela se afaste de uma vez por todas de seu filho.
Ela completa dizendo que não pode aceitar uma nora que tem como amante um capataz como Rodrigo. Valentina responde furiosa que isso é uma calúnia, que o único homem que ama é José Miguel, e que ninguém nem nada poderá separá-los. Cristina recebe um bilhete anônimo dizendo que Valentina e Rodrigo são amantes. Jesus fica feliz ao saber do compromisso de José Miguel e Valentina. Isabel sugere a Ivana que ela volte a capital. Ela diz que jamais deixará o caminho livre para Valentina, e que só voltará a cidade casada com José Miguel.
Capítulo 45 | Quinta-feira, 06 de junho
Sandra diz a seu pai que em uma ocasião insultou Valentina pensando que ela andava atrás de Horácio, e que Felipe a pediu que se desculpasse. Enriqueta, que escuta tudo atrás da porta, interrompe a conversa e diz que sua filha não tem que se rebaixar. Moises pede a Sandra que siga sua consciência. José Miguel convida Valentina para passear pelo povoado e diz que quer que todos vejam que eles são namorados, já que ela é a mulher mais bonita de todas por ali. Ivana os observa, furiosa. Rodrigo diz ao Padre Ventura querer se confessar.
Ele confessa que é o assassino de Lázaro, que violentou Maria da Luz e provocou o aborto de Cristina, mas não se arrepende de nada. Rodrigo ordena a Filadelfo que agrida José Miguel. Sandra se desculpa com Valentina e diz que estava errada sobre ela, pois a víbora, na verdade, é Ivana. Teresa e Jesus encontram José Miguel inconsciente. O menino corre para avisar seu pai e diz que o homem que agrediu José com certeza não tinha a intenção de matá-lo, apenas assustá-lo. Valentina diz a Benita que Sandra foi se desculpar com ela, e que agora sabe que na verdade a amante de Horácio sempre foi Ivana.
Benita diz a Valentina estar certa que a história da aposta foi uma invenção de Ivana em parceria com Leonor. Enriqueta diz a Sandra que Ivana está muito sentida, pois a filha já não procura mais a amiga. Sandra responde que Ivana é uma hipócrita, e que ela não pode esperar mesmo amizade de sua parte, pois Ivana se juntou a Horácio. Valentina, ao saber que José Miguel foi agredido, corre para ajudá-lo. Eles se encontram e se beijam. Ivana diz a Valentina que se ela confia tanto em José Miguel, devia saber que ele estudava para ser padre, e que o expulsaram da ordem religiosa por terem o encontrado com uma prostituta.
Capítulo 46 | Sexta-feira, 07 de junho
Ivana, sarcástica, diz que espera que desta vez ela abra os olhos, porque já sabe o que acontece com quem acredita fielmente em um homem. Leonor diz a José Miguel que talvez Rodrigo e Valentina realmente sejam amantes. José Miguel responde que isso é uma grande mentira e que não tem medo de enfrentar Rodrigo. Valentina diz a Benita que tem se dado conta que não sabe nada da vida de José Miguel, e que Ivana tem dito umas coisas que a tem feito raciocinar a respeito dessa entrega dela na relação.
Benita diz a Valentina que tudo o que Ivana diz é provavelmente uma mentira, e que ela não deve crer nas intrigas da prima. O delegado Toledo diz a Nádia, viúva de Oscar Ampudia, que não foram encontrados elementos que indiquem Alonso como o assassino de seu marido, e que os motivos para que Alonso tenha fugido do país ainda são desconhecidos para a polícia. Cristina diz a Amparo que deixou o trabalho com o padre porque descobriu que Valentina é quem ia a pagar pelos seus serviços.
Ivana esbofeteia Rodrigo e diz que o advertiu que não permitiria que ele tocasse em José Miguel. Rodrigo devolve a bofetada e diz que demonstrará que ele é um homem e não um garoto, como os que Ivana está acostumada a lidar. Rodrigo completa dizendo que José Miguel está certo em rejeitá-la. Alonso pede a Gabriela que faça chegar a Valentina uma carta sua, pois ele precisa falar com ela com urgência, mas ela não responde suas tentativas pessoais. Valentina pede a Cristina que a diga porque abandonou o trabalho, e o que teria de mal se ela o pagasse o salário. Cristina responde que não poderia aceitar nada da mulher que lhe roubou seu homem.