A reportagem “Homens do Mar: uma viagem em busca da sobrevivência”, exibida em agosto de 2019 no programa “Contato Direto”, da Record TV Cabo Verde, derrotou 40 finalistas e faturou o Prêmio Nacional de Jornalismo (PNJ), edição 2020.
O núcleo de produção de reportagens especiais acompanhou durante 5 dias em alto mar a rotina dos pescadores que enfrentam os perigos e os desafios do mar na realização da pesca no meio do Oceano Atlântico.
A opinião técnica do jornalista e presidente da Associação dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), Carlos Santos, que presidiu o júri do PNJ 2020, enfatiza o espetáculo e o perigo da pesca nos mares do arquipélago no canal das tormentas de Alcatraz entre as ilhas do Fogo e Brava, e ainda destaca a originalidade e a dinâmica que torna a reportagem num “documento audiovisual de grande impacto de tamanha beleza etnográfica e antropológica”.
A equipe que realizou a reportagem é formada por Cassandra Silva, Edson Gomes, Olívio Mendonça, Nilton Coelho e Fredson Delgado.
Este é o segundo prêmio que a emissora da Record TV, em Cabo Verde, conquista em menos de dois meses, em março conquistou o Prêmio Nacional do Jornalismo Ambiental (PNJA) com a reportagem “Baia do Inferno” (https://youtu.be/BHnozGeRJgk)
Assista à reportagem vencedora do PNJ: https://youtu.be/jg-w5zF4zoM