Nesta quarta-feira, às 21h15, a TV Aparecida exibe uma roda de debate sobre a “Publicidade Infantil”. Mediado pelo jornalista Marcelo Zanini e discutido por dois convidados, o Aparecida Debate vai falar sobre a legislação que restringe anúncios dirigidos às crianças e o poder de persuasão desse segmento de público junto aos pais. E para colher a opinião do público, a produção enviou o repórter Guilherme Machado para as ruas.
O Aparecida Debate vai mostrar que vivemos numa sociedade de consumo com um bombardeio de informações e também de anúncios e que a criança tem um papel bem forte. Segundo dados levantados pelo jornalístico, 80% das decisões de compra das famílias são influenciadas pelo público infantil. E por isso as grandes empresas investem, e muito, no mercado publicitário.
Outra estatística levantada pelo programa é a de que em 2018, os investimentos em mídia feitos pelos anunciantes ultrapassaram os R$ 16 bilhões. E a televisão segue como a preferida para anunciar. Contudo, a internet já tem um importante papel nisso. E para quem tem filho pequeno é difícil dizer não diante de tanto apelo.
Em contrapartida, no Brasil a publicidade dirigida ao público infantil tem uma legislação bem criteriosa para controlar o abuso dos anúncios a menores de idade. Diante desse quadro, o Aparecida Debate também avalia se proibir a publicidade infantil é a melhor saída.
Para falar sobre o tema participa da discussão Nina Puttini, psicóloga com especialização em Psicopedagogia pela Puc de São Paulo. Ela atende crianças e adolescentes e atua também pela Asec, uma associação pela saúde emocional das crianças. Outro convidado é Júnior Militão, publicitário e sócio proprietário da Liberta Propaganda e Marketing. Ele atua com marketing há mais de 10 anos em diversos segmentos atendendo empresas de áreas diferentes.
Aparecida Debate, quarta-feira, às 21h15