Profissão Repórter acompanha a busca por justiça de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual

Pedro Lima
Por Pedro Lima

Durante um ano, o ‘Profissão Repórter‘ acompanhou as denúncias de abuso sexual contra um professor de teatro de Osasco, município da grande São Paulo. No total, onze ex-alunas acusam o educador,  quatro delas com menos de 14 anos. Nesta quarta-feira, dia 24, o programa mostra as estratégias usadas pelo professor para persuadir as alunas, os traumas causados nas vítimas e os  momentos de dificuldades para registrar o boletim de ocorrência.

“Eu estava completamente desconfortável, mas não sabia como sair daquela situação.” Este é um dos trechos dos depoimentos de meninas e adolescentes ouvidas pela repórter Nathália Tavolieri, que também conversou com a promotora de justiça Gabriela Mansurz. Segundo Gabriela, é comum abusadores se aproximarem das vítimas para criar uma relação de confiança.

Em paralelo, o repórter Guilherme Belarmino mostra outros casos, mais avançados na justiça, de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Com autorização dos envolvidos nos processos, Guilherme teve acesso às audiências no Tribunal de Justiça de São Paulo e mostra histórias semelhantes. No tribunal, essas crianças prestam depoimentos em locais reservados e uma psicóloga treinada pela justiça faz as perguntas, enquanto as imagens são transmitidas ao vivo para a sala de audiência.

O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar às quartas-feiras, logo após o Futebol. 

Categorias

Tags

Compartilhe este artigo