A Record TV viabiliza o enxugamento de funcionários em todos os setores e a terceirização indireta do departamento de dramaturgia para a Igreja Universal no Reino de Deus. Segundo a jornalista Débora Lima, Notícias da TV, a ordem agora é economizar e consolidar o contrato por obra com os atores.
Nomes como Adriana Garambone, Fernando Pavão, Emílio Orciollo Netto foram dispensados e decretam o fim do banco de talentos. A lista de cortes se estendeu e não pouparam dos grandes nomes da casa, Beth Goulart e Giuseppe Oristânio, ambos estiveram no elenco de Gênesis, o último grande sucesso meteórico pós Os Dez Mandamentos (2015-2016).
A partir de janeiro, a instituição religiosa vai assumir a produção das novelas e a emissora será a transmissora e compradora de capítulos prontos. O novo modelo será implementado através da sexta temporada de Reis, A Conquista, protagonizada pelo rei Davi (Cirillo Luna). Embora a IURD tenha um papel fundamental para a continuidade das tramas bíblicas, a produtora Casablanca manterá acordo com a Record TV e Cristiane Cardoso continua como supervisora de texto.