Na tarde desta quinta-feira (11/04), o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, do PRB, concedeu entrevista para a imprensa. A repórter da Globo, Larissa Schmidt questionou, que cidade carioca continua ainda parada, após o temporal.
Crivella se irritou, acusou a Globo, repetidamente, de fazer campanha contra a cidade e chantagem contra a prefeitura.
Eu não quero falar com vocês. É um direito que eu tenho, afirmou, dando as costas à repórter.
A jornalista insistiu na pergunta que deu início o imbróglio, citando os pontos de interdição no trânsito que persistem depois do temporal de terça-feira. O prefeito do Rio, então, disparou:
“É impressionante como vocês fazem oposição, não a mim, mas à cidade do Rio de Janeiro. É por isso que o presidente Bolsonaro não dá mais entrevista para vocês e vários outros políticos também pensam assim.”
“A TV Globo faz drama sobre coisas corriqueiras que acontecem desde que eu nasci aqui”, disse Crivella. “O senhor acha que a pior chuva em 22 anos foi um drama corriqueiro?”, rebateu a repórter.
Neste momento, o prefeito do Rio dá as costas à jornalista e segue falando sobre as dificuldades enfrentadas após as chuvas. Exaltado, o político retoma o ataque à emissora e diz
“O que a Globo quer é dinheiro na sua propaganda“.
Grupo Globo repudia a atitude do Prefeito do Rio de Janeiro
Após mostrar o vídeo do ataque de Crivella no RJ2, Ana Luiza Guimarães lê a nota de repudio do Grupo Globo.
A Globo repudia a atitude do prefeito Marcelo Crivella, de afastar a repórter Larissa Schmidt dos jornalistas que cumpriam a obrigação de entrevista-lo.
A Globo também repudia, a afirmação de Crivella, de que a emissora fez drama com coisas corriqueiras na cobertura jornalística do temporal de segunda-feira.
A Globo cobriu uma tragédia, que tirou a vida de dez cariocas. E cumpriu a função jornalística, de mostrar que a prefeitura demorou para acudir a população. Um fato reconhecido pelo prefeito, num momento raro de autocrítica.
A Globo lamenta também, as declarações descabidas de Marcelo Crivella quanto ao carnaval. A Globo compra os direitos de transmissão das escolas de samba, e pagam um valor quase seis vezes maior, do que aquele que elas recebem de subvenção da prefeitura.
A Globo se solidariza com a repórter Larissa Schmidt e mais vez com os cariocas, em especial, com as famílias mortos na tragédia.
O vídeo será apresentado no Jornal Nacional, e os âncoras também, repudiaram o comportamento do prefeito do Rio de Janeiro.
Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=MqdjaYgy7RM