“Um novo dia, de um novo tempo que começou” é construído no dia a dia. “Todos os nossos sonhos serão verdade” quando voltarmos nosso olhar para as coisas triviais do cotidiano e enxergarmos nelas ferramentas para fazer acontecer. Para 2020, a mensagem de fim de ano da Globo – com a música que já faz parte do calendário do brasileiro – nos lembra como é sim importante sonhar… e também colocar a mão na massa, acreditar no nosso potencial, lutar pelo que queremos e encontrar a felicidade nas pequenas coisas do dia a dia. Para colocar a ideia em prática e ressignificar a campanha, o cenário dos filmes deste ano é composto por verdadeiras instalações artísticas, construídas com portas, louças, latas de lixo e varais, entre outros – elementos que se transformam em instrumentos musicais, “tocados” pelo elenco da Globo numa prova de que é possível encontrar música e poesia em nossa rotina. A campanha começou a ser veiculada no domingo, 1º de dezembro, no ‘Fantástico’.
“Temos um desafio, a cada ano, de encontrar mensagens diferentes para a campanha pela importância do sentimento de renovação pros brasileiros e pra marca Globo também”, afirma Sérgio Valente, diretor de Comunicação da Globo. “Esse ano, queremos relembrar as pessoas da força e da garra que o brasileiro tem em construir seus sonhos, da determinação de conquistar as coisas e de realmente fazer acontecer, sem esquecer da beleza da simplicidade, do cotidiano, de coisas triviais. Para isso, criamos um som para ouvir e ver. Uma maneira muito simples e muito gráfica de mostrar a construção do futuro através de um dia a dia mais bonito e mais colorido”, define o diretor.
Com direção de criação de Sergio Valente, Mariana Sá, Leandro Castilho, criação de Leandro Castilho, Pedro Lenz e Alexandre Tommasi e Waldemar França como Head of Art, a campanha conta com Zé Carratu como diretor de arte e cenografia, numa parceria que se repete pelo segundo ano consecutivo e que possibilitou dar vida ao conceito criativo com instalações lúdicas – atores, apresentadores e jornalistas da Globo tocam a música da campanha em varais que se transformam em violões, latas de lixo que marcam o ritmo como baterias, o bater de portas que viram marcações e até o barulho do vento, que surge quando ligamos o secador. O trabalho conta ainda com o Serginho Rezende, da Comando S, responsável pela releitura da música a partir do uso desses “instrumentos”. Completando o time, Maurício Guimarães e Luciano Zuffo, da Sentimental, assinam a direção de cena.
· Confira a campanha no link: https://youtu.be/wXVzTuUgPds
· Acompanhe os bastidores no making of do trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=Aqdh5X2M20A&feature=youtu.be
FICHA TÉCNICA:
Direção de Criação: Sergio Valente, Mariana Sá, Leandro Castilho.
Head of art: Waldemar França
Criação: Leandro Castilho, Pedro Lenz e Alexandre Tommasi
Atendimento: Carla Sá, Daniela Sayão, Andrea Couto, Flavio Carrijo
Produção Globo: Comunicação e Estúdios Globo
Produtora: Sentimental Filme
Direção de Cena: Mauricio Guimarães e Luciano Zuffo
Direção de Fotografia: Rodolfo Ancona Lopez (Ruda)
Assistente de Direção: Nills Bonetti
Direção de Arte e Cenografia: Zé Carratu
Produção Executiva: Marcos Araujo
Pós produção e finalização: Sentimental Filme
Montagem: Marcio Canella
Produtora de som: Comando S